Java-porcos seguem causando prejuízos às lavouras de milho
ÁGUA BOA – Nossa reportagem recebeu a informação de que os ataques de java-porcos afetaram lavouras de milho no interior do município.
Os prejuízos entre os produtores de milho segunda safra, podem somar 5% no total. Porém, em algumas áreas, os animais promovem estragos maiores.
Tanto é que alguns produtores abandonaram a cultura do milho em certas áreas, para evitar os ataques dos porcos selvagens.
Os dados foram repassados por agrônomos e por produtores rurais.
Na atual temporada, os prejuízos só não foram maiores por causa da estiagem no começo do ano, o que exigiu a troca do milho pelo plantio de gergelim em segunda safra.
Por enquanto, os java-porcos não atacaram as lavouras de gergelim.
Java-porcos (Wikipédia)
O javaporco, porcoli, ou porco feral é um animal da espécie Sus scrofa que é originário do cruzamento entre a variante domesticada criada pelo ser humano através de seleção artificial desta espécie, o porco doméstico (Sus scrofa domesticus), com a sua variante original selvagem o javali-europeu (Sus scrofa scrofa).[1] O animal costuma viver em bandos e tem hábitos diurnos.
Possui hábitos alimentares similares ao do javali, é omnívoro, com preferência por vegetais como raízes, frutos, castanhas e bagos encarcerados sementes, também incluem animais em sua dieta, como caracóis, minhocas, insetos e ovos de aves. Costumam revirar o solo em busca de alimento e também invadem terras cultivadas, causando prejuízos a produtores rurais. Podem pesar até 250 kg.[2]
É uma espécie invasora que está causando inúmeros problemas ambientais no Brasil, além de estar relacionada ao aumento de casos de doenças como raiva e leptospirose. (Wikipédia)
Veja links de matérias anteriores - https://noticiasinterativa.com.br/noticias/agronegocio/20753-porcos-selvagens-causam-destruicao-em-lavouras-de-milho-veja-video