Featured

Estoque de rebanhos deve ser comunicado até dia 10/06

Atualizada dia 09 jun 25 

A campanha de atualização de estoque de rebanhos, realizada pelo Governo do Estado, através do Indea, Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, termina nesta terça-feira, 10 de junho.

Restam apenas dois dias para os produtores rurais de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas, informarem no site do Indea os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.

Neste ano não haverá prorrogação do prazo da campanha de atualização de estoque.

O produtor rural que ainda não tem acesso ao módulo do produtor, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.

Deve ser informada a totalidade de todos os tipos e raças de animais existentes em cada propriedade rural, inclusive galinhas e colmeias de abelhas. Quem não cadastrar os animais no Indea será multado.


==================
Atualizada 03 Junho 2025

ÁGUA BOA - Termina dia 10 deste mês de junho o prazo para atualização do estoque de rebanhos das propriedades rurais.

O alerta partiu do médico veterinário Francisco Souto do Indea local.

Ele adverte para que os produtores não deixem para a última hora esse cadastro que é obrigatório.

Quem não comunicar o estoque de rebanhos será multado.

Deve ser atualizado o estoque de bovinos, bubalinos, equinos, ovinos, galinhas, peixes, colmeia de abelhas e demais animais existentes na zona rural.

Veja vídeo:


==================================================

Campanha de atualização de estoque de rebanhos; apenas 33% de comunicação

Atualizada dia 19 maio 25 

ÁGUA BOA - Apenas 33% dos produtores rurais comunicaram ao Indea o estoque de rebanhos nas propriedades.

A informação é do médico veterinário Francisco Souto do Indea.

O prazo termina dia 10 de junho.

Nessa etapa, devem ser comunicados o total de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves, peixes e abelhas das propriedades rurais.

======================

CUIABÁ - A campanha estadual de atualização de rebanho, realizada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), começa nesta quinta-feira (1º.5). Todos os produtores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos, aves peixes e abelhas de Mato Grosso precisam informar ao Governo do Estado os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.

A ação, realizada duas vezes no ano (maio e novembro), é obrigatória e pode ser feita pela internet, por meio do módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer uma das 140 unidades ou postos avançados que o Indea possui em Mato Grosso. O produtor rural que ainda não tem acesso ao módulo do produtor, pode requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. No site do Indea, em Sanidade Animal, Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.

O produtor rural que não realizar a atualização do seu rebanho de bovinos, bubalinos, suínos tecnificados e aves comerciais, ficará impedido de emitir a Guita de Trânsito Animal (GTA), do dia 08 de maio em diante, exceto se o animal for para abate. A não comunicação de estoque destes rebanhos resultará em multa única de 27 Unidade de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor é de R$ 6.705,72. A campanha durará durante todo o mês de maio e serve para nortear o Governo de Mato Grosso no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais. 

Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2024, houve o envolvimento de 109.900 estabelecimentos rurais, sendo 109.651 estabelecimentos com bovinos, 315 com aves comerciais e 105 contendo suínos tecnificados.

A última campanha também apontou a existência de 32,8 milhões de bovinos, 37,2 milhões de galinhas comerciais e 1,7 milhão de suínos tecnificados. (Ascom)

Confira Mais Notícias