Água Boa - MT,

25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Nova Nazaré

NOVA NAZARÉ - O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, tomou a decisão de realizar a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, visando minimizar o impacto sobre os serviços de saúde e auxiliar na exclusão de diagnósticos em virtude do COVID-19.

A Campanha será realizada no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023. E sendo o dia "D" (de mobilização nacional) 13/05/2023, a equipe de saúde estará realizando a campanha das 8:00 às 17:00 horas, na Unidade de Saúde Nova Nazaré.

O público alvo nesta campanha de vacinação será: crianças na faixa etária de 6 meses a 6 anos de idade incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas com mais de 60 anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; professores da rede pública e privada; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idades sob medidas socioeducativas, privados de liberdade.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

O período de incubação dos vírus influenza é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias. Os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três por cinco dias após o desaparecimento da febre. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito. (Ascom)

{showtime 520}

Confira Mais Notícias