Índios ocupam Funai de Canarana

CANARANA – Mais de 100 indígenas do Parque Indígena do Xingu ocuparam na manhã desta segunda-feira, 05, o DSEI Xingu, em Canarana. A principal reivindicação dos indígenas é por melhorias na saúde nas aldeias. Eles querem a saída do chefe do distrito e dizem que não desocupam o DSEI até que o pedido seja atendido. foto: Jornal O Pioneiro/Canarana

Os 30 funcionários do distrito estão proibidos de sair do local e estariam sem seus celulares. Os indígenas não permitem ninguém entrar ou sair do recinto. A reportagem do Jornal O Pioneiro teve liberação para conversar com lideranças e tirar fotos da ocupação.

Entre os problemas que eles enfrentam na saúde, a liderança Moia Kaiabi cita falta de medicamentos e falta de equipamentos. “Como que se contrata uma equipe para trabalhar com a saúde indígena se não tem nenhum equipamento para se trabalhar? Então falta muita coisa e isso precisa melhorar”.

Conforme Moia, os indígenas já tinham feito cobranças ao chefe do distrito sobre problemas na saúde, porém as reivindicações não foram atendidas. “Acho que as coisas cada vez mais está ficando difícil. Por isso decidimos que precisa mudar a coordenação do DSEI e para isso ocupamos o distrito. Vamos ficar aqui por tempo indeterminado”, disse.

Ainda segundo Moia, a indicação do atual chefe do DSEI Xingu foi feita por um deputado federal de Mato Grosso. O parlamentar já teria sido avisado da ocupação e da cobrança pela troca do comando. Os indígenas já tem um nome para ocupar o cargo. (Jornal O Pioneiro-Canarana)

Confira Mais Notícias