Foco de raiva bovina na Serrinha - região em alerta!
ÁGUA BOA – Um novo foco de raiva foi detectado em animais na região da Serrinha. A confirmação é do médico veterinário Francisco Souto do Indea local. Dois animais bovinos morreram com suspeita da doença.
Todos os produtores da região, num raio de 12 km deverão vacinar bovinos, ovinos, caprinos e equídeos o mais rápido possível. Isso inclui também o PA Jandira. Após a vacinação, a comunicação deve ser feita ao Indea. Aqueles produtores que já vem vacinando contra a doença nas etapas de vacina de Aftosa, devem procurar o INDEA para terem a situação analisada.
A raiva é transmitida pelo Morcego hematófago contaminado com o vírus rábico. Ele transmite a enfermidade para suas presas no momento em que se alimenta do sangue. O morcego contaminado também desenvolve a raiva e adquire hábitos diferente do habitual. Assim, caso seja observado morcegos durante o dia ou com voos irregulares, evitem o contato manual com este morcego.
Não permitam que gatos os cachorros agridam os morcegos. Qualquer acidente, como mordedura ou arranhadura pode ser perigoso. O médico veterinário orienta as pessoas para evitar contato com animais que tenham sintomatologia nervosa, que estão caídos e não conseguem se levantar. Segundo Francisco Souto, a raiva é uma zoonose, que pode ser transmitida para os seres humanos e não tem cura. A RAIVA MATA!!!
Ao se observar animais doentes e a existência de animais sugados por morcegos, o produtor deve procurar o INDEA com urgência ou telefonar para 3468-1255.