Featured

Aprosoja informa: eleições, royalties, Fethab e Funrural

ÁGUA BOA - Um grupo de 15 representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) formalizará ao governo do Estado a solicitação de que os recursos arrecadados dos agricultores pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sejam aplicados exclusivamente em obras de logística de transporte. Cesar Giacomolli
O Estado a cada ano tem aumentado sua área agrícola, e consequentemente a produção de grãos. Mas infelizmente, o transporte da safra continua sendo feito por estradas de chão, pontes de madeira e asfalto em condições precárias. Quando ocorrem acidentes, geralmente quem amarga os prejuízos são os produtores rurais ou os transportadores. “O governo só pensa em aumentar a arrecadação, mas não investe em obras para a melhoria da infraestrutura de transporte”, afirmou o delegado da Aprosoja local.
Cesar Giacomolli disse que a classe produtora está unida em torno dessa reivindicação. Também ressaltou que se o governo do Estado não atender às reivindicações quanto ao investimento correto do Fethab, as entidades do campo tomarão outras atitudes. Cesar fez questão de observar que na região, existem rodovias estaduais e muitas pontes necessitando de reforma urgente, antes que comece o proxímo período de chuvas. Ele quer evitar que em plena época de enchentes, o governo pense em reformar pontes e patrolar estradas, o que seria um caos.
Outro assunto que preocupa é a questão da cobrança dos royalties da soja, que onera a classe agrícola. Os produtores rurais relatam a cada ano prejuízos, uma vez que a promessa da empresa em fornecer sementes de alta qualidade, não tem se confirmado no desempenho final das lavouras.
Giacomolli também alerta aos produtores rurais ligados à Aprosoja, para as eleições que acontecerão no dia 13 de novembro. A escolha democrática por parte dos associados vai indicar quem dirigirá a entidade no ano que vem. Em Água Boa, serão duas vagas para delegados nesse pleito. Atualmente, a Aprosoja Mato grosso é comandada pelo produtor rural de Nova Xavantina, Endrigo Dalcin. Ele já desponta como uma das novas lideranças do agronegócio em Mato Grosso, com voz ativa em vários setores da economia.
Quanto ao Funrural, os produtores ainda não tem certeza do que fazer. Por isso, Giacomolli alerta aos produtores para que fiquem alertas às notícias que são divulgadas pela Aprosoja. Hoje, os produtores questionam a questão do recolhimento do Funrural, principalmente os valores do passado. Ele afirmou que a classe agrícola precisa estar mais do que nunca unida em torno dos pleitos comuns.

Por esse motivo, Cesar Giacomolli apela aos produtores rurais que permaneçam firmes junto ao Sindicato Rural, Famato e Aprosoja, no sentido de fortalecer essas entidades que defendem os interesses do homem do campo. (Inácio Roberto)

Confira Mais Notícias