Featured

Cluster anuncia mega-investimento no Araguaia

ÁGUA BOA – Aconteceu ontem assinatura de contrato de concessão de uma área rural para a Cluster Bioenergia, que vai instalar uma indústria de etanol no entroncamento do PA Jaraguá para a Serrinha. Presentes ao evento, o prefeito Maurício Cardoso Tonhá, o vice-prefeito, Luiz Schuster, secretários municipais, assessores, e diretores da Cluster, João Carlos Meirelles, José Eduardo Jardim, Kazumi Miura, entre outros investidores do grupo. A cessão de uso da área por 30 anos beneficia a Cluster, que pretende iniciar a construção da usina a partir de 2.013, entrando em operação no final de 2.015.

A Usina vai produzir cerca de 270 milhões de litros de etanol ao ano, 4 milhões e 700 mil sacas de 50kg de açúcar, e vai gerar com o bagaço, cerca de 90 megawats de energia. Meirelles explicou que a indústria vai gerar em torno de 3 mil empregos diretos quando estiver com toda a capacidade. Serão necessários 72 mil hectares plantados com cana de açúcar para abastecer a usina e a construção de 3 mil casas para abrigar os funcionários. Meirelles anunciou que Água Boa receberá a segunda usina de um conglomerado de 3 que serão instaladas no Vale do Araguaia. As outras duas idênticas em capacidade, serão instaladas em Barra do Garças.

A Cluster já firmou parceria com o I’Ykatu Xingu para ações preventivas, como recuperação de mata ciliar e cuidados com o meio ambiente. O Vale do Araguaia terá um pólo nacional de desenvolvimento de bioenergia, diante do mega investimento da Cluster. A empresa surgiu de um grupo de empresários de vários setores que se reuniram em 2.007. Depois de estudar áreas em todo país, eles decidiram abrir o investimento no Araguaia. “Graças à uma política fiscal do governo do estado, que durante os 25 anos iniciais de produção do etanol, dará desconto nos impostos estaduais, após uma grande briga em Cuiabá, a região está sendo beneficiada”, declarou o prefeito Maurição.

As 3 usinas juntas, em plena capacidade, poderão moer 14 milhões de toneladas de cana ao ano, ocupando uma área de mais de 200 mil hectares com cana. Meirelles fez questão de ressaltar que a logística de transporte ganha muito com a vinda da Ferrovia Centro Oeste, o que permitirá o escoamento dos produtos com baixo custo de frete para o centro do país e também para os portos, prevendo a exportação. No Araguaia, serão gerados cerca de 8 mil empregos diretos e outros 32 mil empregos indiretos. A Cluster investirá por unidade, cerca de 1,3 bilhões de reais. Em Barra do Garças, onde está sendo instalada a primeira usina da Cluster, o início da moagem da cana será em 2.013.

Texto: Inácio Roberto Luft

Fotos: Artur

Confira Mais Notícias