Semear vai parar as atividades - ciclo do arroz chega ao fim, diz empresário
ÁGUA BOA – A empresa Semear está anunciando o encerramento de suas atividades para o mês que vem. A Semear é empresa tradicional que atua no ramo do arroz desde os anos 80.
A Semear sucedeu a Coopercana no fomento à cultura do arroz no município e região. O diretor proprietário Achiles Roberto Basso salientou que na virada do século, a Semear chegou a estocar até 1 milhão de sacas de arroz.
Na época, a empresa trabalhava com até 50 funcionários, no auge do ciclo do arroz. Beto Basso agradeceu aos produtores rurais que por muitas décadas foram parceiros neste setor da economia.
A estrutura física da empresa será assumida por outro grupo. Já a marca Arroz Semear continuará no mercado também por meio de parceria. Beto Basso acrescentou que nos anos 2.000, a área cultivada com arroz ultrapassou os 25 mil hectares na microrregião.
Na última safra, foram semeados menos de 3 mil hectares, ou seja, apenas 10% da área. Basso destacou que o ciclo do arroz se encerrou na região. Para ele, a soja com diversas variedades ocupou espaço e por ser uma cultura de menor risco, os produtores migraram para onde dava mais lucro.
Apenas a produção de sementes de arroz será mantida. Porém, o empresário garantiu que não haverá desemprego. Parte dos trabalhadores será utilizada pela empresa que assumirá a estrutura física da Semear, e parte no Atacadão, a nova atividade.
Daqui a pouco, Beto Basso concederá entrevista para falar sobre o assunto. Será às 12hs 30min NO REPÓRTER INTERATIVO.