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Contas de luz de novembro terão bandeira tarifária vermelha

BRASÍLIA/QUERÊNCIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (25), que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1. De acordo com a agência, a decisão de elevar o patamar da bandeira se deve ao fato de que, apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média histórica. A agência disse ainda que nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia.

Essa notícia desagrada e muito o consumidor mato-grossense porque, para se ter uma ideia, o Procon de Mato Grosso registrou mais de 10 mil reclamações contra a Energisa num intervalo de 21 meses. O número foi divulgado no dia 15 deste mês, durante a audiência pública que debateu a situação da prestação de serviços da concessionária. O levantamento corresponde aos registros de janeiro de 2018 a setembro de 2019, e a grande maioria (83%) é de reclamações por cobrança em fatura considerada abusiva. São exatamente  10.615 casos, uma média de 505 queixas ao mês. O diretor da Energisa, Riberto José Barbarena disse, antes do início da audiência, que o Procon tem contato somente com a demanda de reclamações contra a concessionária, um número – segundo ele, de 500 casos ao mês – corresponde a menos de 1% do total de atendimentos no mesmo intervalo.

A Energisa tem recebido nos últimos dias uma “enxurrada de notas de repúdio dos mato-grossenses”, como descreveu o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso. O vereador por Vila Bela da Santíssima Trindade, Edclay Coelho disse que a UCMMAT indicou que todos os municípios se manifestem contra a empresa que tem feito um desfavor para a população do estado. A Câmara de Querência emitiu a moção de repúdio que foi aprovada durante a última dessão ordinária, no dia 21 de outubro. Coelho salientou que é inexplicável o que a Energisa vem fazendo com os consumidores, tarifas abusivas e má qualidade no atendimento. A população querenciana que o diga, principalmente os moradores dos assentamentos do município.  Os moradores denunciam ainda que se quiseram ter seus problemas solucionados, tiveram que pagar por serviços particulares. Ou seja, é o consumidor pagando duas vezes.

Nós entramos em contato com a assessoria de comunicação da Energisa para saber saber qual o posicionamento da distribuidora em relação às notas/moções de repúdio feitas pelas diversas Câmaras Municipais do estado, inclusive a de Querência, mas ainda não obtivemos resposta.

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