Indea atenderá no interior para receber a comunicação da vacina contra a aftosa
ATUALIZADA DIA 11 NOV 2019
ÁGUA BOA – Prossegue neste mês de novembro, a campanha de vacinação contra a febre aftosa no rebanho bovino com até dois anos. A comunicação da vacinação deve ser feita ao Indea.
Para facilitar o acesso dos produtores rurais, os técnicos do Indea promoverão atendimento nos assentamentos do interior de Água Boa. A médica veterinária Melina Daud disse que no dia 2 de dezembro, o atendimento será no Barracão do PA Jandira.
Dia 03 de dezembro, na Serrinha. Dia 04 de dezembro, no barracão do PA Martins. Dia 05/12, na Agrovila do PA Jaraguá. Dia 06/12, técnicos do Indea receberão a comunicação da vacinação dos produtores do PA Santa Maria, também na agrovila.
===========================================
Vacinação contra febre aftosa em novembro (30/out)
ÁGUA BOA - Mais uma etapa de Febre Aftosa se aproxima, enquanto Mato Grosso se aproxima da retirada de vacinação. Para que isso ocorra, o produtor rural deve continuar fazendo um excelente trabalho com a vacinação. A classe está fazendo a diferença na manutenção do rebanho livre de febre aftosa, sempre vacinando bovinos e bubalinos, e comunicando junto ao INDEA.
A Unidade Regional de Supervisão de Água Boa é composta por nove municípios: Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Querência, Nova Nazaré, Nova Xavantina e Ribeirão Cascalheira. Com um rebanho total estimado em 2.201.150 cabeças de bovinos e bubalinos em 6.059 propriedades rurais, o Indea espera mais uma etapa abrangente e efetiva.
A médica veterinária Melina Daud membra mais uma vez que o rebanho a ser vacinado é de bovinos e bubalinos até 24 meses com a dose 02ml e não mais de 05 ml.
De 01 a 30 novembro todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade devem ser imunizados contra a febre aftosa. O prazo de comunicação da vacinação junto ao INDEA vai até o dia 10 de dezembro de 2019. Devido aos últimos focos de raiva em nossa região, o Indea solicita aos produtores rurais que vacinem seus rebanhos de bovinos, bubalinos, ovinos e equinos também contra a raiva e procedam com a comunicação junto ao INDEA.
A vacinação contra Brucelose deverá ser feita até dia 31 de dezembro de 2019 e sua comunicação deverá ocorrer até dia 03 de janeiro de 2020.
LEMBRETES PARA CUIDADOS NA VACINAÇÃO:
Antes da aplicação:
- Desinfetar os equipamentos: seringas e agulhas;
- Observar se a quantidade de gelo é suficiente para manter a vacina entre 2°C e 8°C, dentro da caixa de isopor, durante o processo de vacinação;
- Recomendado colocar no mínimo a quantidade de 2/3 de gelo na caixa.
- Utilizar seringas calibradas para dose de 2 ml e agulhas novas 18 x 20 preferencialmente;
Durante a aplicação:
- Manter os frascos de vacina dentro de caixa de isopor, abrigados da luz solar;
- Quando a pistola não estiver em uso, mantê-la dentro da caixa de isopor;
- Agora a nova vacina contra febre aftosa é de 2 ml para qualquer faixa etária de bovinos e bubalinos;
- Agitar o frasco de vacina antes de encher a seringa;
- Eliminar as bolhas de ar da seringa após seu enchimento;
- Aplicar a vacina na tábua do pescoço, por via subcutânea preferencialmente;
- Manter a seringa limpa e trocar as agulhas periodicamente;
- Anotar as quantidades de animais vacinados por sexo e faixa etária (0 a 4 meses, 4 a 12 meses, 12 a 24 meses, 25 a 36 meses e mais de 36 meses) para comunicação ao INDEA/MT. (Ascom Indea)