Querência colheu 35% das lavouras (140mil ha) com produtividade acima de 60 sacas
ATUALIZADA DIA 07 FEV 2020
QUERÊNCIA – Os produtores rurais de Querência já colheram cerca de 35% das lavouras plantadas com soja.
A informação é do presidente do Sindicato Rural. Osmar Frizzo. Dos 380 mil hectares semeados, em 140 mil hectares as colheitadeiras já passaram. A produtividade está ficando acima das 60 sacas de soja por hectare.
As chuvas atrasam a colheita, mas não há registros de perdas.
Os produtores já iniciaram o plantio da safrinha com algodão, pipoca, milho e gergelim. O milho safrinha deve ocupar mais de 200 mil hectares em Querência. O algodão poderá ocupar até 30 mil hectares.
Gergelim ainda não atrai tanto, devendo ocupar apenas 4 mil hectares. Outros 3 mil serão plantados com milho-pipoca.
======================================
Publicado em janeiro por Michele Soares
QUERÊNCIA - Algumas áreas de pivô já iniciaram a colheita da soja em Querência, mas o começo dos trabalhos gerais no município deve ser no dia 20 de janeiro, com a intensificação dos trabalhos durante fevereiro.
Até o momento, o irregularidade das chuvas marca o desenvolvimento das lavouras, mas a expectativa ainda é de boa safra, principalmente se as previsões de boas chuvas para janeiro se concretizem, conforme conta o presidente do Sindicato Rural de Querência, Osmar Frizzo.
Empolgados com a possibilidade de repetir a média de produtividade de 57 sacas por hectare registrada na safra passada e aproveitando os bons momentos de mercado os produtores do município já venderam 70% desta próxima produção.
Milho
Para a segunda safra de 2020 as perspectivas também são positivas para a região, que já registra 40% da produção vendida e deve contabilizar, no mínimo, 70% da área cultivada dentro da melhor janela para o plantio. (Guilherme Dorigatti/Notícias Agrícolas)