Featured

Chuvas de final de ano melhoram a situação das lavouras em Água Boa e Vale do Araguaia

Atualizada dia 29 dez 2020

 

claudio prettoÁGUA BOA - Como em diversas regiões do país as notícias de final do ano são animadoras para agricultura, pois se confirmaram as informações dos serviços de meteorologia que previam a regularização das chuvas a partir de 20 de dezembro.

Houve consideráveis precipitações a partir desta data na região de Água Boa e também em todo o Vale do Araguaia. O engenheiro agrônomo Cláudio Sérgio Pretto da Associação dos Agrônomos de Água Boa, confirma que houve replantio em torno de 5% da área de soja de Água Boa, principalmente nas lavouras plantadas no final do período ideal, pois houve falta de umidade devido as baixas precipitações e parte da área também ficou com um estande abaixo do ideal.

Cláudio ainda ressalta que a maior parte das lavouras ficaram com população de plantas normal e apresenta um bom desenvolvimento vegetativo, apesar dos cultivares precoces terem sentido muito a falta de chuvas, pois começaram o período de floração e formação de grãos com baixa umidade, mas ainda não pode se quantificar e determinar se haverá prejuízos nessas condições.

A volta da normalidade das chuvas está sendo comemorada pelos agricultores, pois além de promoverem o desenvolvimento normal das plantas para que possam expressar seu potencial produtivo, permitiu que se fizessem as operações de controle de pragas e doenças de maneira efetiva.

As previsões das chuvas indicam ocorrência de 115 MM de chuvas de hoje, até dia 8 de janeiro, segundo previsões do site Tempo Agora, o que é favorável para as lavouras da região. 

 

 

 

 

=================================================

Atualizada dia 06 dez 2020

 

soja canÁGUA B0A - A situação das lavouras de soja pode ficar dramática na região. Havia perspectiva de chuva neste final de semana. Temos informações de pancadas de chuvas de apenas 10mm em várias partes do município. em outas localidades nem choveu. No PA Jaraguá foram 20mm. Na Fazenda Água Viva em Cocalinho foram 130mm de chuvas à noite passada. No PA Jandira 15mm. Na fazenda Nossa Senhora Aparecida do Vairson, perto da Toca da Onça, foram apenas 9mm. Em Ribeirão Cascalheira foram 60mm.
Previsões para a semana
As previsões da Clima Tempo são animadoras. As pancadas de chuvas devem prosseguir ao longo da semana. Porém, a perspectiva é de que as chuvas cheguem ao máximo de 100 milímetros nesta nova semana.
Lavouras de soja
A Associação dos Agrônomos do município está acompanhando de perto a situação das lavouras através dos profissionais da área.
A situação das lavouras de soja preocupa devido à falta de chuva. Há mais de 20 dias que são registradas somente pancadas isoladas de chuvas, de baixa intensidade. Esse déficit hídrico está colocando em risco as lavouras, tanto as últimas plantadas que não germinaram, quanto as demais que não estão desenvolvendo.
O sol forte e a falta de umidade não são normais para essa época do ano. Isso está causando grande preocupação não só na região, mas em Mato Grosso. Havia grande expectativa de boas chuvas para este final de semana, mas isso ainda não se confirmou. Alguns talhões de lavouras em algumas localidades terão que passar pelo replantio.

 

============================== 

Atualizada dia 04 dez 2020

 

cristiano morgan zamboniÁGUA BOA – A falta de chuvas regulares em outubro e novembro está preocupando o agronegócio. Até agora, os mananciais d’água não se recuperaram da recente estiagem. Para piorar, o plantio da próxima safra de soja está sendo afetado diretamente pela falta de chuvas.

A soja semeada nos últimos 10 dias está sofrendo com o déficit hídrico. Em Canarana, Cocalinho e Nova Xavantina a situação é a mesma.

As pancadas de chuvas esparsas não são suficientes para o desenvolvimento da soja germinada ou em fase de germinação.

Hoje algumas fazendas registraram chuva, principalmente na região dos fundos do PA Jaraguá. O clima nublado com expectativa de chuva anima os produtores.

Cristiano Zamboni, presidente da Associação dos Agrônomos salientou que a soja plantada nos últimos 10 dias ainda não germinou.

Significa em torno de 20 mil hectares. Já as lavouras plantadas um pouco antes, também enfrentam estresse hídrico severo.

Novembro normalmente registra chuvas acima dos 200 ou 300 milímetros, mas isso não ocorreu nesse ano nas principais regiões produtoras de soja do interior.

Em fazendas na localidade de Ágau Boa II, não chove há 15 dias. A soja plantada não germinou. Já as áreas semeadas, estão com folhas dobradas. Cerca de 15% das lavouras terão que ser replantadas, mais de 200 hectares.

 

 

================================ 

Atualizada dia 30 nov 2020

 

campffÁGUA BOA - O plantio de soja da safra 2020/2021 está praticamente concluído no município de água boa com cerca de 98% das áreas já semeada. As informações partem da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa.

Segundo o agrônomo Diego Kampff, as últimas áreas semeadas, cerca de 15% (28 mil hectares) ainda estão sem emergir. Como faz mais de uma semana que não chove na maioria das áreas, existe alto risco de necessidade de replantio nas últimas áreas plantadas.

Os produtores Hedo, Douglas e Thiago Kampff cultivam uma área de 750 hectares nas fazendas Kampff e Colorado no Vau dos Gaúchos, Santa Helena do Sete além de áreas no PA Jaraguá.

Com o plantio concluído, as lavouras plantadas anteriormente apresentam um bom desenvolvimento. Porém os Kampff afirmam que cerca de 16% das áreas cultivadas ainda não emergiram.

Eles estão na expectativa da ocorrência de boas chuvas nos próximos dias para evitar o replantio. Segundo o agrônomo Diego Kampff, na região foram necessários alguns replantios esporádicos ainda não expressivos. Ocorreu grande pressão de pragas como torrãozinho, cascudinho e do percevejo ainda pode ocorrer daqui para frente.

Demonstra que pode ter uma pressão forte de lagartas se a chuva não se estabelece. O stand de plantas está um pouco afetado mesmo em lavouras que não necessitaram de replantio, devido a falta de chuvas regulares.

As previsões de chuvas não são otimistas tendo expectativas apenas a partir do dia 3 a 4 de dezembro. Esse fato preocupa muito os produtores rurais e técnicos. (Ascom/Inácio Roberto)

 

=========================== 

Atualizada dia 23 nov

 

marcio lansoniÁGUA BOA - Apesar das chuvas continuarem escassas e desparelhas o plantio da safra 2020/21 está chegando ao final no município de Água Boa. Cerca de 92% da área já estão plantados (175 mil hectares) dos 190 mil planejados para este ciclo.

O engenheiro agrônomo Marcio Lansoni informa que devido à alta qualidade das sementes utilizadas, em sua maioria, poucas lavouras tem tido problemas de germinação e necessidade de replantio. Porém a escassez de chuvas é fator preocupante para os produtores. 

Relatos de produtores feitos aos agrônomos afirmam  que quem comprou sementes com tratamento industrial tem registrado mais ataques de cascudinho do que quando o tratamento é realizado na fazenda.

 

Lansoni, que acompanha as atividades nas fazendas Sete de Setembro e Canaã de Darce Ramalho dos Santos disse que o plantio foi concluído, num total de 4.900 hectares.

semeadura bNa semana passada choveu 20 mm na Fazenda Sete de Setembro e 10 mm na Fazenda Canaã. Tem áreas sofrendo para emergir e nas áreas já em desenvolvimento vegetativo, está ocorrendo murcha das plantas devido ao estresse hídrico.

As chuvas são muito esporádicas. Relata ainda que no momento está ocorrendo baixa infestação de cascudinho sem presença de ataque de lagartas.

Há diferenças na quantidade de chuvas por regiões do município. Nas localidades de Água Boa I e III, por exemplo, os agrônomos relatam um total de 290mm acumulados.

Já a localidade de Água Boa II tem 490mm, PA Jaraguá 310mm. As quantidades de chuvas são variadas e ocorrem em algumas lavouras e em outras não. (Ascom/Inácio Roberto)

 

======================= 

Atualizada dia 17 nov

 

danilo vianaÁGUA BOA – A semeadura da soja segue em ritmo lento por falta de chuvas em várias regiões produtoras.

Já foram semeados cerca de 85% das lavouras com sementes. As chuvas estão irregulares e algumas áreas já sofrem pelo déficit hídrico no solo.

Dos 190 mil hectares estimados para a soja, 161 mil hectares já foram semeados.

Ataque de pragas -  pragas 1

As lavouras de soja estão sofrendo grande pressão por ataques de cascudinho e torrãozinho nas primeiras áreas plantadas.

A informação partiu do engenheiro agrônomo Danilo Viana da Associação dos Agrônomos do município.

Segundo ele, os produtores que fizeram aplicações de defensivos agrícolas com práticas recomendadas, conseguiram controlar parcialmente o ataque dessas pragas.

Cascudinho -

Os adultos do “cascudinho-da-soja” Myochrous armatus (Figura 1) têm coloração em geral preta, podendo ocorrer variações do marrom ao acinzentado, de acordo com o tipo de solo em que vivem, pois, partículas de solo ficam aderidas ao seu corpo.
O adulto tem o hábito de se fingir de morto quando é perturbado. As larvas são amarelas e vivem no solo. Os danos podem ser causados tanto pelos adultos, que cortam a base do caule de plantas jovens que tombam e morrem, quanto pelas larvas que se alimentam de raízes.

pragas 2Além da soja, o inseto também pode alimentar-se de braquiárias, fedegoso, amendoim-bravo, feijão e milho.

Blapstinus sp. tem sido observado em áreas isoladas dos Estados do Paraná e do Rio Grande do Sul, cortando plântulas e hastes de plantas jovens. O inseto é pequeno, medindo aproximadamente 5,5 mm, tem coloração geral preta.

Os adultos de Chalcodermus sp., também conhecido como “bicudinho”, seccionam pecíolos, broto apical e pedúnculo das plantas de soja. As maiores populações desse inseto ocorreram na região sudoeste do Paraná e Santa Catarina. (Ascom Embrapa)

 

========================== 

Atualizada dia 10 nov 2020

 

semeaduraÁGUA BOA – A semeadura da soja até ontem havia alcançado 65% das lavouras no município.

O levantamento é da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Significa que 123 mil hectares já foram plantados.

Porém, desde o dia 6 de novembro, os serviços foram interrompidos em algumas localidades por falta de chuva.

Muitas áreas com soja em fase de germinação deixaram os produtores preocupados por falta de umidade no solo.

Se as chuvas retomarem, os trabalhos das plantadeiras devem ser acelerados nos próximos dias.

 

============================  

Atualizada dia 02 nov

 

maicon e gerente EnioÁGUA BOA – Cerca de 70 mil hectares já foram semeados com soja no atual ciclo. Depois que as chuvas se intensificaram nos últimos 7 dias, os trabalhos de semeadura foram acelerados.

As máquinas trabalham praticamente 24 horas por dia para acelerar o processo de plantio, em busca de atingir a melhor janela para a safra da soja, e ainda sobrar tempo suficiente para o plantio do milho safrinha após a colheita da oleaginosa.

No final de semana (feriadão), os trabalhos foram mais lentos em função do excesso de umidade no solo.

Até hoje, foram plantados cerca de 40% dos 190 mil hectares planejados para a safra da soja. A germinação da soja também está a contento, segundo levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos.

Na área de influência de Água Boa (Nova Nazaré, Campinápolis) o total semeado com soja deve chegar aos 230.000 hectares.

Em relação ao ano passado, o ritmo de plantio segue semelhante padrão, segundo o agrônomo Maicon Fernando Bartoski Antunes.

O produtor rural Cesar Luis Friedrich cultiva uma área total de 315 hectares. Cerca de 200 hectares já foram semeados, e o desenvolvimento da cultura é excelente.

Na foto, o agrônomo Maicon com o gerente da fazenda, Enio, acompanhando a germinação da soja.

 

===========================

Atualizada dia 25 out

 

fabrizioÁGUA BOA - A semeadura da soja já chegou perto dos 17% da área total de 190 mil hectares previstos no município.

A informação é de levantamento da Associação dos Engenheiros Agrônomos. O agrônomo Fabrizio Mazzei disse que mais de 32 mil hectares estão semeados com soja.

Porém, na região da Visão, os produtores receberam mais chuvas e o plantio está em 35% das áreas a serem ocupadas com soja.

Em Água Boa III que não tinha recebido chuvas, as precipitações começaram nas últimas horas.

O problema é com as chuvas irregulares nas regiões produtoras. Por isso, os trabalhos de campo ainda não estão acelerados.

Quanto mais demora a semeadura da soja, mais prejudicada ficará a janela para o plantio do milho safrinha, após a colheita da soja.

 

================================

Atualizada dia 19 out 2020

 

luiz gilherme betiniÁGUA BOA – As chuvas continuam muito irregulares no município e região.
Levantamento feito pela Associação dos Engenheiros Agrônomos informa que em algumas lavouras, as chuvas foram de 50 milímetros nos últimos dias.
Porém em outras, não foram registradas precipitações. O agrônomo Luiz Guilherme Betini disse que até ontem, a localidade de Água Boa III não tinha registrado chuvas.
Por esse motivo, o plantio da próxima safra de soja está sendo diferente de anos anteriores. Os trabalhos das máquinas são lentos e feitos com cautela pelos produtores rurais.
Acredita-se que a semeadura da soja seja intensificada somente a partir do dia 25 de outubro. Betini lembra que plantar soja após 25 de outubro, começa a prejudicar a janela do milho safrinha, que será plantada após a colheita da soja.
A Associação dos Agrônomos revela ainda que alguns sites especializados em clima, indicam chuvas boas para Água Boa somente a partir de 19 de outubro, com 30 milímetros.
Nos demais dias da semana também podem ocorrer chuvas esparsas. Por isso, a semeadura da soja avança vagarosamente, chegando a 2% das áreas, pois os produtores estão de olho no clima.

A estimativa é que sejam semeados 190 mi hectares com soja.

 

======================== 

Atualizada 14 outubro

 

ÁGUA BOA - Produtores rurais começaram a plantar a soja em pequenas áreas. cristiano morgan zamboni

A informação é do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos. Animados com a mudança climática em curso, algumas áreas já receberam sementes de soja.

Segundo Cristiano Morgan Zamboni, cerca de 1,5% da área total a ser ocupada com soja, ou seja, 3 mil hectares, já estão semeados com a oleaginosa.

Porém, o desenvolvimento das plantas dependerá exclusivamente das chuvas. Mesmo assim, a maioria dos produtores rurais espera pela normalização das chuvas a fim de começar a semeadura do próximo ciclo.

Devem ser plantados com soja cerca de 190 mil hectares no município.

 

========================= 

Atualizada 06 out 2020

 

 

soja semeadaÁGUA BOA - O plantio de Soja foi iniciado em Água Boa no final de setembro, em uma área de 155 hectares com pivô na Fazenda Nossa Senhora Aparecida da família Baldo.

As informações partem da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa. Segundo o Agrônomo Fernando Delosbel o plantio foi realizado no dia 30 de setembro, com a cultura tendo boa germinação.

Os produtores Antonio Sadi Baldo, Vinicius Baldo e Leonardo Baldo estão satisfeitos com o desenvolvimento inicial da cultura que teve boa germinação. fernando dellosbel

Como as chuvas não tiveram continuidade a área de pivô está mantendo a umidade necessária para o desenvolvimento da cultura. Eles estão aguardando a regularização das chuvas na região para que possam dar prosseguimento aos trabalhos de plantio das áreas de cultivo que irão totalizar 2.800 hectares.

Os Baldo afirmam ainda que tiveram um acréscimo de 30 por cento em relação ao cultivo da safra passada, pois tem áreas aptas e aproveitam as boas perspectivas dos preços da commoditie.

baldo 1Segundo a associação dos Agrônomos, o município de Água Boa terá uma área de 190.000 hectares de soja na safra 2020/21, com aumento em torno de 7% em relação à safra passada.baldo 2

Na área de influência de Água Boa (Nova Nazaré, Campinápolis) o total semeado com soja devem chegar aos 230.000 hectares, fator normal no momento para a região, que tem áreas de pastagens degradadas aptas ao cultivo de soja.

Dellosbel afirma ainda que analisando algumas previsões de chuvas conclui-se que há possibilidades de chuvas após o dia 10 de outubro.

Segundo o Agrometeorolgista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima, quem tem a intenção de plantar no pó, pode iniciar o plantio a partir de sexta-feira desta semana (9/10), pois a partir do dia 10, as chuvas devem se consolidar, ou seja, começa o regime de chuvas.

Porém, os Agrônomos recomendam sempre cautela e que os produtores aguardem para que o solo esteja em plenas condições hídricas para o plantio, pois os custos de plantio são elevados. Por isso, a cautela é item essencial para garantir uma boa semeadura.

 

 

============================= 

Publicada em agosto 2020

Estimativa indica aumento de 7% na área com soja na próxima safra

cristiano morgan zamboniÁGUA BOA - A área plantada com soja pode ter aumento de até 7% na safra 2.020/2.021. O levantamento é da Associação de Engenheiros Agrônomos no município. As boas produtividades e condições de preços da atual safra estão atrativas.

A região conta com áreas dispo níveis para a agricultura sem necessidade de promover desmatamento. Diante disso, a expetativa dos agrônomos é de que a área ocupada com soja aumente de 5% a 7% na próxima semeadura, que começa assim que as chuvas normalizarem, a partir de outubro.

No atual ciclo, na área de abrangência de Água Boa, foram plantados cerca de 213 mil hectares com soja. A expectativa é de que o aumento seja de 15 mil hectares, alcançando área total de 227 mil hectares com soja.

Em Água Boa, de 178 mil hectares a área pode chegar a 190 mil hectares com soja. O presidente da Associação Cristiano Zamboni, afirmou que 95% dos insumos já foram negociados para a primeira safra.

Milho:

Para a cultura do milho em primeira safra, não há área expressiva, mas a safrinha (2ª safra) deve destinar cerca de 35 mil hectares para o cereal.

Gergelim:

Cristiano Zamboni disse que a cultura do gergelim deve consolidar-se como mais uma alternativa da safrinha, pois nesse ano teve médio rendimento produtivo e financeiro aos produtores. O plantio do gergelim deve ocorrer após a colheita da soja. Não há estimativa de quantidade de área a ser plantada com gergelim.

Outras culturas:

Milheto, feijão Caupi, Feijão Mungo e Feijão Red Bamboo também estão surgindo cada vez mais fortes como alternativas para a segunda safra em Água Boa.

Meteorologia:

Segundo Zamboni, as previsões meteorológicas indicam que o início das chuvas será mais cedo esse ano. Caso tal situação se confirme, o plantio da safra 2.020/2.021 poderá ser iniciado em meados de outubro, o que favorecerá ainda mais as culturas da segunda safra (safrinha). Tradicionalmente o Araguaia recebe chuvas só a partir de outubro, enquanto que em outras regiões de Mato Grosso o plantio da soja é feito em setembro.

Confira Mais Notícias