Featured

Procura é baixa para venda dos produtos da agricultura familiar

Atualizada 31 agosto

 

ÁGUA BOA – As inscrições ao Programa de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado terminaram semana passada.alison lorenzon

Apenas 5 produtores procuraram a Empaer para a inscrição, e apenas dois apresentaram os documentos necessários. As informações são do técnico da Empaer, Alison Loreonzon.

Os demais municípios também registraram pouca procura por parte dos agricultores familiares para elaboração da proposta. Ao mesmo tempo, entidades sem fins lucrativos também podiam se inscrever para receber esses produtos da agricultura familiar.

Em Água Boa, 3 motivos foram apresentados pelos agricultores familiares como entraves para vender os produtos ao estado: baixos preços, falta de documentos exigidos e experiências negativas anteriores.

Por esses motivos, os pequenos produtores acabaram não aderindo a mais esse programa. Se as propostas dos produtores for aceita, a entrega dos produtos da agricultura família começará no mês de outubro.

Lorenzon disse que os produtores inscritos devem ficar em constante contato com a Empaer local.

O atendimento na Unidade é feito em dois turnos, manhã e tarde.

 

==============================

Publicado em agosto

ReproduçãoÁGUA BOA/QUERÊNCIA – Estão abertas as inscrições para o Programa de Aquisição de Alimento do estado de Mato Grosso (PAA-MT).

O Programa de Aquisição de Alimentos possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Os produtores interessados em entregar seus produtos devem:

Em Água Boa - procurar a EMPAER (Rua 08, nº 355 - Centro) na segunda, quarta ou sexta-feira da semana que vem, para elaboração das propostas;

Em Querência - já podem procurar o escritório da EMPAER (Av. Norte, nº 1366 - Nova Querência), em qualquer dia da semana, em horário comercial.

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de agosto. A EMPAER atende das 07:30h às 13:30h.

Cada produtor pode enviar uma proposta de até R$ 6.500,00. Para participar o produtor precisa ter a DAP e Inscrição estadual ativos. As entregas dos produtos começarão a partir de outubro deste ano. Para venda dos produtos de origem vegetal in natura (frutas, legumes e verduras) não é necessário nenhum tipo de inspeção.

Para produtos vegetais processados (farinhas, mandioca descascada, rapaduras, etc) é necessário registro na vigilância sanitária. Já para os produtos de origem animal é necessário o SIM (Selo de Inspeção Municipal).

Para bebidas e polpas de frutas é necessário registro no Ministério da Agricultura (MAPA). Alison Lorenzon, da Empaer de Água Boa,  disse que o preço pago pelo governo ficará na média dos valores praticados nos últimos 12 meses.

O governo de mato Grosso pretende gastar R$ 3.795.000,00 para todo estado. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania.

Já as entidades interessadas em receber os mantimentos do governo, como CRAS, Lar da Criança, Hospital, creche e escolas devem igualmente se cadastrar na Empaer. Será mais uma oportunidade para a agricultura familiar ou feirantes venderem seus produtos.

Em Querência o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) será a entidade beneficiada pelo programa.

Em anexo, a tabela de produtos e preços. 

Confira Mais Notícias