Ministério da Agricultura alerta: não abra pacotinhos de sementes da China
Atualizada 29 set 2020
BRASÍLIA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforça aos cidadãos brasileiros para que tenham cuidado e não abram encomendas recebidas pelos correios de pacotes de sementes não solicitadas. O alerta vale para recebimento de sementes que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China, como vem sendo divulgado.
A importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país.
Caso o cidadão venha a receber em casa sementes provenientes do exterior, o Ministério orienta a entrega do material para uma das unidades do Mapa em seu estado ou órgão estadual de defesa. O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com solo e prejuízos para as áreas agrícolas e o meio ambiente.
A orientação também vale para o cidadão que recebeu e plantou as sementes. Neste caso, entre em contato com o Mapa ou o órgão estadual de defesa para agendar o recolhimento do material.
Cabe ressaltar que, ao entregar as sementes adquiridas ou recebidas de remetentes desconhecidos, o cidadão não estará sujeito a penalidades. O mesmo vale para cidadãos que porventura tenha efetuado o plantio. Também não é necessário a identificação no momento da entrega do material, porém é importante o relato se realizou a compra, se recebeu de remetente desconhecido ou se a remessa veio junto com outra compra realizada em site do exterior.
O Ministério da Agricultura reforça para os riscos de se adquirir sementes de origem para os quais o Brasil ainda não tenha estabelecido os requisitos fitossanitários e que não estejam amparado pela certificação fitossanitária emitida pela autoridade fitossanitária do país exportador. (Ascom)
=============================
Indea/MT alerta: não abra pacotinhos de sementes da China
ÁGUA BOA – O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA MT) alerta a população de Mato Grosso sobre pacotes de sementes não solicitados da China que estão sendo entregues aos cidadãos.
São pequenos pacotes atrelados à diversas compras realizadas como se fosse um brinde. Em alguns casos, até mesmo pessoas que não compraram nada da China, recebem essas sementes.
O INDEA confirmou que diversos moradores de Mato Grosso receberam pacotes de sementes chinesas. A orientação é que os pacotes suspeitos não sejam abertos. Os cidadãos devem manter as embalagens originais lacradas.
As pessoas não devem plantar, não devem manipular nem jogar as sementes no lixo. O conteúdo deve ser encaminhado imediatamente à unidade do INDEA MT mais próxima ou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Esses órgãos realizarão os procedimentos necessários. Nossa reportagem apurou que geralmente, as sementes vem em pacotes de plástico transparente, de fácil identificação. Pessoas de várias partes do país relataram o recebimento das sementes sem encomenda prévia.