Featured

Cooperativa marca presença na fronteira agrícola de Santiago do Norte

santiago farinheira 4SANTIAGO DO NORTE, Paranatinga - O crescimento do distrito de Santiago do Norte em Paranatinga é tanto que surgiu uma cooperativa. A Cooperativa Mista Agropecuária Santiago do Norte cobre os municípios de Paranatinga, Nova Ubiratã e Gaúcha do Norte, mas pode atuar em todo o Estado do Mato Grasso. A cooperativa recém fundada está situada na extensão urbana denominada Santiago do Norte, distrito localizado a 160 km da cidade de Paranatinga/MT.

A Cooperativa foi fundada em fevereiro de 2019 por um grupo de 21 pessoas entre grandes e pequenos produtores. Todos com a certeza da necessidade desta iniciativa para fomentar a Agricultura Familiar. Atualmente são mais de 30 cooperados.

Quando da sua fundação foram traçados alguns projetos básicos, dentre eles, o projeto da produção do Polvilho Azedo e Polvilho Doce, sendo que hoje já está sendo alcançado uma produção de até 42 Toneladas/mês. A Venda destes produtos está sendo feita dentro do Estado do Mato Grosso, bem como para Goiás, Rondônia e Pará.

Além do polvilho, também está sendo produzido o açúcar mascavo, a cachaça, que fica depositada em barris de madeira, considerada uma das melhores cachaças do Brasil, e ainda a produção do mel, tudo voltado ao pequeno produtor. Consorciado com a apicultura, a cooperativa tem o projeto da cultura do Limão, que irá alimentar as abelhas com a sua floração e produzirá o fruto para comercialização. Hoje a COMASAN possui 31 fornecedores de matéria Prima.armazenamento do polvilho

Também está em fase de preparação e aquisição de equipamentos, para a implantação de um Laticínio. A ideia é processar inicialmente 5 mil litros de leite por dia, trazendo assim uma renda mensal para os agricultores da Agricultura Familiar da região de Santiago do Norte.

Tem sua diretoria formada por um Conselho Administrativo, tendo como Presidente o Cooperado Antoninho Nicolodi, Vice João Lindorio Romanski, Secretária Judite Bernardo e Edmar Dojas. A COMASAN tem em sua formação administrativa uma inovação em termos de administração cooperativista. Além do Conselho de Administração, que analisa os projetos e resultados dando o parecer, a administração e execução dos projetos é de responsabilidade de profissionais não cooperados contratados para este fim. Estes podem ser substituídos em caso de necessidade e por decisão da Diretoria Executiva. Isso alcança maior confiabilidade e transparência nas atividades.

Apesar de ter sido fundada em fevereiro de 2019, iniciou as atividades de produção do Polvilho Azedo somente no mês de Setembro/2019, em fase experimental, alcançando hoje a produção superior a 40 toneladas por mês. Com sua máquina pode embalar mais de 35 embalagens por minuto. Expandiu seus serviços e hoje também está embalando produtos da marca MIKA, sendo ela um dos potenciais clientes.

Além do Administrador Clecio Weber, a Cooperativa emprega 14 colaboradores, com um potencial de aumentar sensivelmente este número, após a implantação do Laticínio. Além disso, está prevista para o primeiro trimestre de 2021, a instalação da nova polvilheira com capacidade de produção superior a 100 toneladas ao mês.

santiago mandioca 3A COMASAN tem sempre suas ações e seus projetos voltados ao fomento da agricultura familiar na área de sua atuação.

Para alimentar a produção de polvilho com matéria prima, foram plantados em torno de 1.200 hectares de mandioca cerca de 30 fornecedores, entre cooperados e não cooperados, para abastecer a indústria da Cooperativa do distrito de Paranatinga.

A Cooperativa está localizada na Rodovia MT-130 KM 152 no distrito de Santiago do Norte, Paranatinga/MT.

E-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Contatos pelo telefone/WhatsApp (55) 9.9626-5611 (Clécio) ou (66) 9.9690-7243 (Cooperativa). Fotografias: Clécio Weber/Ascom

Mais fotos: 

Confira Mais Notícias