Featured

Começa a colheita de pequi em Ribeirão Cascalheira

pequi 2RIBEIRÃO CASCALHEIRA - Começou a colheita do pequi no município de Ribeirão Cascalheira, cuja safra vai até dezembro. A cultura do pequi faz parte da economia do município, principalmente dos agricultores familiares. Segundo estimativas, a safra deste ano vai ser 20 % menor devido à seca que afetou o município. Em compensação o preço da caixa de 30 kgs está em R$ 30,00. A previsão é que o município colha em média 200 toneladas do fruto.
A cultura é nativa e muitos estão utilizando a planta para reflorestar áreas e Areas de Preservação. A cultura deve ocupar em torno de 200 hectares nativos e mais 100 hectares de áreas plantadas. Cerca de 80% das árvores estão em produção e são nativas, porém 20% plantadas. Estima-se que no município o número de produtores ultrapassa 80 famílias.pequi 1
O Pequi, cujo nome científico é CaryocarbrasilliensisCambess, aparece espalhado pelo cerrado, pelo sertão, pelos quintais de ribeiro-cascalheirenses. Nessa época seus frutos carnosos e bonitos, amarelo como ouro surgem por toda parte. Para cá acorrem compradores provenientes de Goiás e de Cuiabá. Isso movimenta o comércio, e coletores colhem seus frutos, gerando uma pequena renda.
A EMPAER tem acreditado sempre na possibilidade de maior geração de renda através do pequi, inclusive, proporcionando cursos e orientação para o melhor aproveitamento do fruto na região. Recentemente, por tantas possibilidades que o fruto apresenta, o manejo do pequi pelos pequenos agricultores e agricultoras para comercialização tem aumentado consideravelmente. Ribeirão Cascalheira é a cidade do melhor pequi da região.
O pequizeiro é uma árvore típica do cerrado brasileiro dentre as espécies da região de maior valor econômico, de grande potencial, uma árvore majestosa quando atinge a vida adulta. Seu fruto é de grande valor nutritivo, com uma infinidade de produtos derivados como doces, conservas, licores e afins. (Ascom Empaer)

Confira Mais Notícias