Comerciantes relatam impactos causados pela pandemia
QUERÊNCIA - Com a prorrogação do decreto anunciada nesta terça-feira (16) pelo Governo de Mato Grosso, com respeito as medidas restritivas impostas para conter o avanço da covid-19 válidas até o dia 4 de abril, ascendeu um alerta de preocupação para os comerciantes do município de Querência, especialmente àqueles cujo trabalho se restringe especialmente na noite, como bares, lanchonetes, pizzarias, restaurantes e afins.
O decreto que se deu início no dia 3 de março com o fim no dia 17 de março e foi estendido até o dia 4 de abril pelo governador Mauro Mendes.
De acordo com Mauro, a prorrogação foi necessária, porque o Estado ainda registra um alto índice de contaminação e de ocupação de UTIs no estado.
Veja o trecho do decreto que impões medidas restritivas aos comércios, de todo estado.
-Supermercados poderão funcionar nos sábados das 5h às 19h. Aos domingos até o meio-dia. - Restaurantes, inclusive os localizados em shoppings, poderão atender nos sábados e domingos até às 14h.
- Fica autorizado o funcionamento de restaurantes e congêneres nas modalidades take-away e drive-thru somente até às 20h45m.
- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
Comerciantes locais demostraram preocupações para os próximos 15 dias e o futuro de seus estabelecimentos, levando em consideração que alguns comerciantes já fecharam as portas definitivamente.
Confira o vídeo no link abaixo.