Água Boa - MT,

INSS divulga calendário de pagamento de benefícios

BRASÍLIA - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagará com reajuste os benefícios de janeiro para aposentados e pensionistas que recebem um salário mínimo. Com o aumento do salário mínimo definido para 2023, o novo piso será de R$ 1.302 e está 7,42% acima do valor de R$ 1.212, salário mínimo pago em 2022.

Os pagamentos serão feitos até o dia 7 de fevereiro. O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Confira o calendário de pagamentos AO LADO.inss calendario

Segundo o instituto, são mais de 37 milhões de segurados para receber algum benefício do INSS, que inclui aposentadorias, pensões, auxílio-doença e auxílio-reclusão. 

Para o economista especialista em orçamento familiar Newton Marques, o reajuste do benefício pode contribuir para a movimentação de recursos na economia brasileira. “Um dinheiro que entra em circulação sempre favorece, porque é um giro, a criação de emprego e renda é o dinheiro que vai para a economia e isso pode impulsionar uma economia” aponta.

Quem recebe mais do que piso nacional vai começar a ter os pagamentos reajustados a partir de 1º de fevereiro. Para esses aposentados, o aumento segue a inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que ficou em 5,93% em 2022. (Fonte: Brasil 61)
Na região Araguaia, milhares de pessoas têm direito aos benefícios do INSS.

Confira Mais Notícias