Cuiabá recebe Mega Leilão 10.013 da Estância Bahia
Depois do sucesso em Água Boa (MT), com a comercialização de 33.509 bovinos de cria, recria e engorda, será a vez de Cuiabá receber o Mega Leilão 10.013 da Estância Bahia, maior evento da pecuária mundial. O evento será no dia 18 de maio, às 12 horas, com transmissão pelo Canal Terraviva. O compromisso é vender, no mínimo, 10.013 animais, mas as inscrições indicam uma oferta superior à anunciada. O gado já foi vistoriado nas fazendas participantes e começa a chegar à filial do Grupo Estância Bahia, na capital mato-grossense. "Os animais que estão vindo apresentam um valor genético agregado maior em relação ao ano passado. Nossos clientes-vendedores estão cada vez mais conscientes de que um gado de qualidade gera bons negócios, para quem compra e , consequentemente, aos demais elos da cadeia produtiva", pontua Guilherme Tonhá, gerente-administrativo do Grupo Estância Bahia.
O pregão já é esperado por pecuaristas da região, especialmente da Baixada Cuiabana, onde se concentra uma grande quantidade de confinadores e produtores que investem forte na integração lavoura/pecuária. A agricultura está entrando com força no Mato Grosso e permite um acréscimo contínuo na produtividade do gado. Com o milho mais baixo, o cenário é interessante ao confinamento e à reposição do rebanho. Segundo Guilherme, quem tem um gado mais erado no pasto já pode mandá-lo para o engorda no cocho e aproveitar a boa oferta de pastagem para comprar animais.
Em Cuiabá, 70% do gado será de machos Nelore, além de produtos de cruzamento industrial. Grandes empreendimentos reservaram animais para vender no Mega Leilão, entre eles estão Fazendas Bartira, Fazendas Brasil, Grupo Locks, FRM Agropecuária, Santo Ernani Agropecuária, Agropecuária Morro Branco, Fazenda Boa Esperança e Agropecuária das Missões, de Tangará da Serra (MT), que será o maior vendedor do Mega Leilão 10.013 Cuiabá da Estância Bahia.
Outras grandes marcas - O Mega Leilão da Estância Bahia chega à 13ª edição próximo à marca de 500 mil bovinos comercializados. E os números extraordinários não param por aí. De cavalos e ovinos a muares e bovinos, o conhecimento da Estância Bahia já conta com 2 milhões animais ofertados. "Só no ano passado foram 139 remates e 300 mil animais vendidos", revela Maurício Tonhá, fundador do Grupo Estância Bahia.
Para organizar e buscar novas oportunidades, além da sede em Água Boa (MT) e da filial em Cuiabá (MT), a empresa conta com escritórios regionais em Confresa (MT), Rondonópolis (MT), Sinop (MT) e recentemente fincou bandeira em Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). Além de movimentar milhões de reais, os mega leilões levam desenvolvimento por onde passam, criando novas frentes de trabalho e girando a economia local