Featured

Seminário "A implantação e ampliação da malha ferroviária no estado de Mato Grosso"

ÁGUA BOA – Aconteceu nesta sexta-feira, o Seminário "A implantação e ampliação da malha ferroviária no estado de Mato Grosso", tendo por lugar a Câmara de Vereadores. O seminário foi requerido pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, através do deputado federal Valtenir Pereira. Na ocasião, foi feita a apresentação técnica do projeto da FICO pelo engenheiro Bruno Rotta Junior, assessor técnico da Gerência de Projetos de Infraestrutura da Empresa de Planejamento e Logística, e por Clauber Santos Campelo, da Superintendência de Infraestrutura e Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres. O secretário de Logística Intermodal de Mato Grosso, Francisco Vuolo, prestigiou o encontro. Gravaram entrevista na ocasião, Clauber Campello e Bruno Rotta do governo federal e do secretário estadual Francisco Vuollo. As entrevistas serão veiculadas amanhã, às 12hs e 15min no Repórter Interativo.

ÁGUA BOA – O Seminário sobre a Ferrovia de Integração Centro Oeste teve como anfitriões, o vice-prefeito Lírio Maggioni, o presidente da Câmara de Vereadores, José Ari Zandoná, secretários municipais de Administração, Luiz Omar Pichetti, do Desenvolvimento, Germano Zandoná, da Educação Agnaldo Lansoni, e assessores. O debate contou ainda com a participação de autoridades de Nova Nazaré, Campinápolis, Nova Xavantina, Canarana e de Água Boa. Prestigiaram também o encontro, lideranças empresariais e rurais de Água Boa e da região.

ÁGUA BOA – Palestraram no Seminário "A implantação e ampliação da malha ferroviária no estado de Mato Grosso" Bruno Rotta Júnio da EPL e Clauber Santos Campelo da ANTT. Bruno mencionou durante sua palestra que dentre os vários projetos, a FICO é a mais importante e também a mais adiantada. Após todo o processo licitatório, a concessionária vencedora ficará  responsável pela manutenção do trecho que construir, uma vez que o projeto será dividido em sete lotes. Bruno informou ainda o trecho de concessão, que é de Campinorte, em Goiás, onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul , e Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Esse trecho tem cerca de 900 Km, onde serão implantadas 88 pontes e viadutos, totalizando 13,5 Km em pontes e viadutos. A maior ponte a ser construída será a ponte sobre o Rio Araguaia, com 2.500 metros. Serão realizados 53 milhões de m³ em escavação para implantar a ferrovia. Bruno disse ainda que está sendo minuciosamente estudada a política de polos de cargas, ou seja, os locais em que serão recebidas as cargas. O objetivo principal é de, primeiramente, amenizar e em seguida, resolver definitivamente os problemas de logística do país, disse Bruno Rotta Júnior.

ÁGUA BOA – Clauber Santos Capello, da Superintendência de Infraestrutura e Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transportes Terrestres iniciou sua palestra ressaltando que o projeto da FICO é um dos mais importantes, mas que não é o único. Ele reforçou sobre o trecho de concessão, sendo Campinorte/GO – Lucas do Rio Verde/MT, e Palmas/TO – Anápolis/GO. Clauber citou que hoje, 90% do transporte ferroviário é voltado aos minérios, e que o foco da FICO é promover o a integração entre todas as regiões do país, através de seus eixos. Clauber destacou a importância da flexibilidade dos transportes ferroviários, que cria concorrência, fazendo assim com que o custo do frete caia. Este projeto está entre as prioridades do movimento, pelo seu potencial de escoamento da produção. A Fico vai permitir que os grãos produzidos na região Centro-Oeste saiam em direção aos portos de São Luís (MA), Ilhéus (BA), Pecém (CE) e Suape (PE), finalizou Clauber Santos Capello.

Bruno Rotta Júnior - EPL Clauber Capello - ANTT Dep Fed Valtenir Pereira

Confira Mais Notícias