Featured

Cluster Bioenergia - prazo termina em março/2.018

ATUALIZADA DIA 27/07

Integrantes da comitiva da Cluster com autoridades locais e regionais no início da década ÁGUA BOA – Passados 6 anos, até agora, a Cluster Bioenergia ainda não iniciou os investimentos que pretendia fazer em uma área de terra no entroncamento das rodovias MT-240 e MT-414.

Em 02 de junho de 2.011, diretores da Cluster assinaram contrato de concessão de direito real de uma área de 100 hectares repassada na época pelo produtor e pioneiro, Paulo Jacob Thoma. A intenção da empresa era investir pesado no plantio de cana de açúcar para a produção de álcool e demais derivados. A empresa começou seus investimentos por Barra do Garças.

Até plantio de cana de açúcar foi iniciado em grandes extensões de terra. Porém, veio a crise do setor sucroalcooleiro. Em maio de 2.014, lideranças da Cluster voltaram a prometer que recomeçariam os investimentos na unidade de Barra do Garças, e fariam os primeiros investimentos em Água Boa no ano seguinte (2.015/2.016). O contrato de concessão prevê que a Cluster deve promover os investimentos até 2.018. Por enquanto, a área repassada pelo município permanece intocada.

Integrantes da família Thoma que repassou a área, estão preocupados com a questão. Dr. Tiago Thoma ressaltou que se o investimento por parte da Cluster não for feito até março de 2.018, uma cláusula do contrato prevê a reversão da área para a família Thoma, que devolverá o dinheiro aos cofres públicos.

Cabe salientar que desde o começo da década, havia promessa de gerar centenas de empregos na indústria da cana de açúcar. Também havia previsão de construir um núcleo habitacional só para abrigar os funcionários que trabalhariam no setor. Passados vários anos, nada disso se concretizou, provavelmente por causa da situação econômica.

 

======================= 

 

ÁGUA BOA/BARRA DO GARÇAS – A direção da empresa Cluster Bioenergia segue aguardando a estabilização da política nacional para o setor sucroalcooleiro a fim de retomar os investimentos nas usinas de biodiesel no Araguaia.

A informação partiu do agrônomo Eduardo Esgarbiero, gerente da unidade da Cluster em Barra doa Garças. Segundo ele, neste momento, os investimentos estão ainda na fase inicial. Esgarbiero espera que em 2.015, a Cluster volte a investir pesado no projeto em Barra doa Garças. Segundo ele, também no próximo ano devem ocorrer os primeiros movimentos da Cluster em Água Boa.

A prefeitura fez uma doação de 100 hectares para a Cluster, localizados no entroncamento das rodovias estaduais MT-240 e 414, na entrada do PA Jaraguá. O agrônomo afirmou que a primeira atividade será na área agrícola, preparando o plantio de mudas de cana de açúcar. A prspectiva é de que a empresa promova investimentos mais pesados em nosso município somente no ano de 2.016.

Esta mesma previsão foi feita há dois anos, pelo presidente do conglomerado, Dr. João Carlos Meirelles.Comitiva da Cluster visitou cidade em 2.009

Confira Mais Notícias