Featured

Chuvas esparsas - replantio e falta de sementes

chuvasÁGUA BOA – Nos últimos dias, apesar da promessa, as chuvas não vieram. O tempo fica nublado, mas as nuvens não tem umidade suficiente. Com essa situação, as lavouras continuam sofrendo por falta de umidade no solo. Da mesma forma, as pastagens também estão sendo atingidas pela estiagem. Algumas lavouras acabaram recebendo chuvas esparsas. O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do município relata que a situação pode ficar dramática. Luiz Omar Pichetti afirma que muitos produtores tiveram que replantar e mesmo assim, as sementes não germinaram por falta de chuvas. Moradores do interior relatam que fontes de água secaram onde antes nunca ocorreu tal problema. Quem plantou soja nos últimos dias ainda espera pela chuva para a semente germinar.

ÁGUA BOA – Não há mais sementes de soja no comércio local. Acontece que nos meses de outubro e novembro, com as chuvas esparsas, produtores aceleraram o processo de plantio. Porém, as chuvas não foram suficientes, e muitas lavouras não germinaram. Sendo assim, a partir de novembro, alguns produtores foram às compras de novo. Por isso, agora em dezembro, não há mais sementes de soja no mercado. Muitos produtores até poderiam replantar, se houver semente disponível.

ÁGUA BOA – A recente previsão de climatologistas indica que depois do dia 20, podem ocorrer chuvas contínuas na região. A chuva deve normalizar em janeiro, mas ainda assim, ficará abaixo da média. As chuvas também não devem se prolongar no ano que vem como ocorreu no começo deste ano. No final de semana que passou, a estação meteorológica do Inmet no Rancho 17, registrou apenas 2 milímetros de precipitações. Neste mês, foram apenas 38 milímetros. Normalmente, dezembro registra em média, 300 milímetros de chuvas. Por enquanto, as precipitações somam cerca de 10% do total esperado para o mês.

Confira Mais Notícias