Simpósio Agroestratégico
O Núcleo da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) de Água Boa recebeu no dia 5 de setembro a etapa regional do Simpósio Agroestratégico. O evento teve por lugar o Sindicato Rural com o tema "Como alcançar novos patamares de produtividade de soja?".
Participaram agricultores, técnicos e pesquisadores. O palestrante Paulo Dejalma Zimmer, falou sobre a qualidade das sementes, semeadura e o manejo fitossanitário das plantas. “O detalhamento dessas ações se mostra eficaz para o aumento da produtividade e da produção, desde que adotados pelos produtores”, disse ele.
Água Boa é o primeiro município do ano a receber o evento em sua etapa regional. Neste ano, a primeira etapa ocorreu em Cuiabá, no dia 7 de julho, e discutiu gestão e clima.
Realizado desde o ano passado pela Aprosoja, o Simpósio Agroestratégico é o momento de discutir temas técnicos, que terão reflexos na produção e produtividade dos produtores rurais de Mato Grosso.
“Nesta etapa será também abordada a plantabilidade em lavouras de alto rendimento. A intenção é que o produtor tenha noções e a aplicabilidade técnica sobre a importância que a qualidade de sementes e semeadura refletem sobre a produtividade”, explica Eduardo Vaz, analista de Defesa Agrícola da Aprosoja.
Currículo palestrante - Paulo Dejalma Zimmer é graduado em Agronomia (1995), possui mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (1998) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes (2002).
Desde 2003 é professor na área de Ciência e Tecnologia de Sementes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel e coordenador Técnico-Científico do Laboratório de Sementes e Biotecnologia. (Ascom-Inácio Roberto e Michele Soares)