Indea pede atualização de ovinos e caprinos, entre outros
ÁGUA BOA – O Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado) já está recebendo a comunicação de vacinação contra febre aftosa. Na oportunidade, os produtores podem aproveitar a folha de classificação para atualização de saldos de outras espécies, como aves, suínos, equinos e até mesmo cães e gatos presentes na propriedade rural. A atualização de ovinos e caprinos também deve ser feita.
Esses animais sentinelas não devem ser vacinados contra a febre aftosa. Apesar da campanha ser de febre aftosa, a doença só afeta animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O cadastro de ovinos e caprinos serve para atualização de todas as espécies.
Porque assim como o INDEA tem o controle de doenças dos bovinos, também tem de suínos, aves e até mesmo cães e gatos. A declaração da vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos deve ser apresentada ao INDEA até o dia 10 de dezembro. Os criadores que tiverem dúvidas, devem procurar a unidade do INDEA local. (Michele Soares)