ATUALIZADA: Projeto “Retratos da Terra” impacta a população de Querência
QUERÊNCIA – Teve início no último dia 19 (Quinta – feira), a exposição de arte “Retratos da Terra”. Projeto realizado, através do Elo 3, Ministério da Cultura e Governo Federal. A exposição é aberta para a imprensa e população em geral.
O evento está sendo realizado na Biblioteca Municipal Fonte do Aprendiz, com horários de segunda a sexta – feira, das 07:30Hrs às 11:30Hrs e 13:30Hrs às 18:00Hrs até o dia 21 de agosto.
==============================================
A solenidade de abertura, contou com a presença de autoridades como Vice – Prefeito João Pizzi, Presidente da Câmara Vereador Valdenício Anjos e o Vereador André, a Secretária de Educação Rosita Rhan, alunos, professores, imprensa e população em geral.
Através do patrocínio do Banco Rabobank de Querência, os alunos da Escola Estadual Querência e Escola Estadual 19 de Dezembro, tiraram fotografias na cidade, e no meio rural, obtendo aspectos que foram ensinados pela fotógrafa e Curadora paulista, Karina Bacci. Segundo ela, o Retratos da Terra, é um projeto que instrui crianças e adolescentes pelo Brasil, a usar a fotografia, para conhecer a própria
comunidade e cidade,
“Nós instruímos 20 adolescentes, participantes do projeto aqui de Querência, e eles fotografaram principalmente a comunidade rural, onde o nosso tema principal foi o aproveitamento dos alimentos. Portanto tem muita relação agrária, fotos de frutas, e a visão sobre este processo que nós desenvolvemos.”
Karina Bacci ainda salienta a importância de cada fotografia, “Nós aprendemos um pouco de técnica para usar uma certa relação do olhar, mas principalmente a fotografia como um instrumento de expressão e comunicação.”
Em entrevista a nossa reportagem, a representante do Banco Rabobank, Márcia Pezzini, citou a importância deste projeto, e a felicidade que a instituição teve em ser patrocinadora, “Nós do Rabobank nos sentimos lisonjeados em participar deste projeto que envolve os alunos de nossa cidade, alguns dos nossos valores, são o cooperativismo e a sustentabilidade, isto explica a parceria com a comunidade.”
Um dos alunos da Escola Estadual 19 de Dezembro, que participou do projeto, Ezekiel Rezende, se mostrou feliz pelo resultado obtido, “Foi muito criativo as imagens tiradas pelos alunos, tivemos bastante ideias inovadoras, trazendo sempre uma visão diferente para a sociedade.”
Já o aluno, Andrey Souza, mostrou em entrevista, o seu olhar crítico sobre a importância do projeto, “Gostei muito, é uma exposição muito interessante, porque retrata o trabalho da cidade e zona rural, é algo muito importante para uma cidade que vive disto.”
A exposição se estenderá até o dia 21 de agosto na biblioteca municipal Fonte do Aprendiz.