Featured

A educação no distrito de Santiago do Norte, Paranatinga

santiago escola 1SANTIAGO DO NORTE, Paranatinga - Hoje tem 316 crianças estudando na Escola Municipal do Campo Alcides Visoni em Santiago do Norte, distribuídas em 16 turmas do Pré ao 9º ano do Ensino Fundamental. São 14 profissionais: 11 professores, 01 coordenadora, 01 secretária, 01 diretora, 02 serviços gerais, 01 merendeira e 01 vigia.
A Escola Municipal do Campo Alcides Visoni atende alunos do distrito, fazendas e assentamento Apronorte. A escola tem 4 rotas do transporte escolar matutino e duas rotas para atender ao noturno. Possui uma sala anexa no assentamento Boa Vista com 60 alunos, distante 18 km da Vila no sentido Salto da Alegria.
A Sala Anexa no Assentamento Boa Vista tem 04 professores, 01 articuladora, 01 auxiliar de sala, 01 serviço geral e 01 merendeira.
A diretora da Escola Municipal e sala anexa do Assentamento Boa Vista é Manuela Sardá Danguy Lustoza Pacheco.
O período noturno é destinado ao Ensino Médio como sala anexa da Escola Estadual Oswaldo Candido Pereira de Paranatinga e conta com 85 estudantes secundaristas.
A sala anexa noturno atente 03 turmas do ensino médio com 03 professores e 01 merendeira.
Da sala anexa do Estado a diretora é Elis Regina Forgiarini. (Inácio
Roberto)
Histórico por Manuela Sardá Danguy Lustoza Pacheco
Em meados da década de 80, na administração do Prefeito José Barbosa de Moura (gestão 1983 a 1988), a administração precisou criar novas rurais, devido ao crescimento populacional nas fazendas, grande extensão territorial do município, 24.322,55 Km², e à falta de infraestrutura, na época, para financiar um transporte escolar até a cidade, onde a educação também dava os primeiros passos.
Assim, em 1988 os moradores do antigo Loteamento União, mais tarde Postinho do Visoni, às margens da rodovia MT-130, na época propriedade do senhor Alcides Visoni e várias fazendas vizinhas, perceberam a necessidade de uma escola para atender a demanda da comunidade que ali estava se formando.santiago escola 2

Em parceria com a administração, surgiu a Escola Moreira Cabral, construída pelo proprietário da Fazenda Macuco, vizinha ao loteamento. Em 10 de julho de 1986, nasce formalmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moreira Cabral, localizada a 160 km da sede do município, para atender aos alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. No mesmo decreto foram criadas outras 10 novas escolas rurais.
A comunidade onde se encontra a Escola Municipal do Campo Moreira Cabral recebe o nome de Santiago do Norte, sendo o maior sonho dos moradores locais a emancipação da região. A Escola Moreira Cabral funcionou por mais de 15 anos em um prédio de madeira construído com a ajuda da comunidade e por lá passaram vários professores. Com a expansão do agronegócio na Vila Santiago do Norte, aumentou a quantidade de matrículas e também a procura pelo Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Passou-se, então, a oferecer as séries finais do Ensino Fundamental e, através das salas anexas via Escola Estadual, o oferecimento do Ensino Médio e da EJA.
Santiago do Norte está em posição geográfica estratégica em relação a própria sede e também ligando a outros municípios como Gaúcha do Norte e Nova Ubiratã, e demais localidades próximas. Um marco para o desenvolvimento desta comunidade foi à pavimentação asfáltica da BR 242, ligando esta comunidade o Distrito de Água Limpa e adiante Nova Ubiratã, Sorriso, Sinop, facilitando inclusive o deslocamento para Cuiabá. (Ascom)

Veja fotos da assessoria aqui - 

Confira Mais Notícias