Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário juntos no Combate ao abuso sexual infantil
BOM JESUS DO ARAGUAIA - Na tarde desta quinta-feira (18/05), a Escola Estadual Professor Gerson Carlos da Silva, localizada na cidade de Bom Jesus do Araguaia, foi palco de um importante evento promovido com a finalidade de combater o abuso sexual infantil. Os palestrantes , Juíza Dra. Raissa da Silva Santos Amaral, Promotora de Justiça Dra. Caroline de Assis e Silva Holmes Lins e o Delegado de Polícia Dr. Flávio Leonardo Santana Silva, após a palestra, realizaram atendimento individualizado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, sendo inclusive identificado alguns casos com indícios de abuso sexual infantil.
O combate aos casos de abuso sexual infantil é tratado como uma prioridade. Desde o final do ano passado foram intensificadas uma série de ações que objetivam a proteção da criança e do adolescente, as quais não se restringem ao combate deste crime em específico. Em Ribeirão Cascalheira foi feito um trabalho muito forte em relação ao consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, sendo realizada reuniões com os profissionais da educação e comerciantes da cidade. Todo estabelecimento comercial que trabalha com a venda de bebida alcoólica recebeu um cartaz, entregue pessoalmente pelo próprio Delegado de Polícia que aproveitou a oportunidade para reforçar a importância do tema para os donos e responsáveis pelos estabelecimentos comerciais. A campanha foi um sucesso e o número de casos reduziram consideravelmente, o que acaba refletindo diretamente na redução de outras intercorrências no âmbito escolar.
As ações desenvolvidas pela Polícia Civil, MP, PJ, em conjunto com os demais órgãos da rede de proteção são fundamentais para o combate e prevenção dos crimes praticados contra crianças e adolescentes.