Featured

Equipe de Capoeira de Querência se destaca no 9º Ginga Boa em Água Boa com mais de 10 premiações e já mira próximos desafios

QUERÊNCIA - A Escola Nauê Capoeira, de Querência, sob a coordenação do Mestre Dragão e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto, Lazer e Cultura, representada pela secretária Marcieli Edit, foi destaque no 9º Ginga Boa, um dos maiores encontros de capoeira da região, realizado em Água Boa no último final de semana. O evento, organizado pelo Mestre Kunda, reuniu cerca de 250 competidores de diversos municípios e estados.

A delegação de Querência contou com 40 participantes, entre alunos, professores e familiares, com transporte viabilizado pela Prefeitura Municipal e pela SEMEC. A equipe levou mais de 30 alunos, que conquistaram mais de 10 premiações, entre primeiro, segundo e terceiro lugar, nas diferentes categorias do campeonato.

WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.06WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.06 1WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.07WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.07 1WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.07 2WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.08WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.08 1WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.08 2WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.09WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.09 1WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.09 2WhatsApp Image 2025 06 24 at 17.56.10

O evento contou com a presença de grandes mestres e professores da capoeira regional e nacional, como o Mestre Maizena, do Grupo ArqueBanda de Canarana; Contramestre Berra Boi, de Barra do Garças; Professor Jaguar, do Grupo Candeias de São Luís de Montes Belos (GO); Professor Peixe, de Nova Xavantina; Instrutor Perna da Direita, do Grupo Candeias de Rondonópolis; além do Mestrando Edivan e do Professor Baianinho, representantes dos grupos Berimbau Brasil e Arte Manha, de Brasília.

De acordo com o Contramestre Leão, responsável pela equipe de Querência, além das conquistas, o evento foi uma oportunidade para fortalecer a cultura, promover integração social e desenvolver os alunos. “Nossa missão é levar o nome de Querência adiante, mostrar que a capoeira é mais que uma luta, é uma cultura, uma ferramenta de transformação e de desenvolvimento para crianças, jovens e adultos”, afirmou.

O 9º Ginga Boa foi marcado por uma organização impecável, oferecendo alimentação e uma estrutura de qualidade para todos os participantes. A competição recebeu atletas e grupos de municípios como Canarana, Nova Xavantina, Barra do Garças, São Luís de Montes Belos (GO), Palmeiras de Goiás, Brasília e várias outras localidades.

A equipe de Querência já está se preparando para os próximos compromissos. O primeiro será em Barra do Garças, no mês que vem, seguido de dois campeonatos em Canarana, organizados pelo Mestre Maizena e pelo Contramestre Claridade.

O Contramestre Leão também fez questão de agradecer o apoio do Mestre Dragão, relembrar a importância do legado do saudoso Mestre Canarinho, e agradecer o apoio da Prefeitura de Querência, da SEMEC, da população e da Rádio Interativa FM, que acompanhou e ajudou na divulgação do trabalho da equipe.

VEJA VÍDEO: CLICK AQUI
=====================================================================

9º Ginga Boa movimenta Água Boa com grande encontro da capoeira

Água Boa (MT) - está sendo palco, neste final de semana, do 9º Ginga Boa, um dos maiores encontros de capoeira do Vale do Araguaia. O evento, idealizado e conduzido por Mestre Kunta, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Água Boa e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reunindo nomes expressivos da capoeira de diversas regiões do estado e do país.

A programação do evento inclui oficinas, rodas de capoeira, vivências culturais e apresentações públicas, tudo em clima de confraternização, aprendizado e celebração da cultura afro-brasileira. Com grande presença de mestres, contramestres, professores, instrutores e atletas, o Ginga Boa reforça a importância da capoeira como ferramenta de transformação social e de fortalecimento dos laços culturais.

Entre os nomes que participam do encontro estão:

  • Mestre Maizena (Grupo ArqueBanda – Canarana)

  • Escola Nauê Capoeira – Querência (MT), sob a coordenação do Mestre Dragão, com apoio da Secretaria de Educação, Desporto, Lazer e Cultura de Querência, representada por Marcieli Edit

  • Contramestre Berra Boi (Barra do Garças)

  • Professor Jaguar (Grupo Candeias – São Luís de Montes Belos/GO)

  • Professor Peixe (Nova Xavantina)

  • Instrutor Perna da Direita (Grupo Candeias – Rondonópolis)

  • Mestrando Edivan e Professor Banhaninho (Brasília – Grupos Berimbau Brasil e Arte Manha)

Todos os convidados destacaram o apoio fundamental do poder público municipal para que eventos como este aconteçam e fortaleçam a presença da capoeira nas comunidades.

O evento tem mobilizado a cidade, atraindo público de diferentes idades, admiradores da cultura e praticantes da capoeira. Além das tradicionais rodas e treinos técnicos, os participantes destacam o ambiente fraterno e de aprendizado mútuo.

O 9º Ginga Boa segue em andamento, promovendo não apenas o esporte e a arte da capoeira, mas também a valorização da identidade cultural da região e o estímulo à formação cidadã por meio da prática coletiva.

Confira Mais Notícias