Equipe de Capoeira de Querência se destaca no 9º Ginga Boa em Água Boa com mais de 10 premiações e já mira próximos desafios
QUERÊNCIA - A Escola Nauê Capoeira, de Querência, sob a coordenação do Mestre Dragão e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Desporto, Lazer e Cultura, representada pela secretária Marcieli Edit, foi destaque no 9º Ginga Boa, um dos maiores encontros de capoeira da região, realizado em Água Boa no último final de semana. O evento, organizado pelo Mestre Kunda, reuniu cerca de 250 competidores de diversos municípios e estados.
A delegação de Querência contou com 40 participantes, entre alunos, professores e familiares, com transporte viabilizado pela Prefeitura Municipal e pela SEMEC. A equipe levou mais de 30 alunos, que conquistaram mais de 10 premiações, entre primeiro, segundo e terceiro lugar, nas diferentes categorias do campeonato.
O evento contou com a presença de grandes mestres e professores da capoeira regional e nacional, como o Mestre Maizena, do Grupo ArqueBanda de Canarana; Contramestre Berra Boi, de Barra do Garças; Professor Jaguar, do Grupo Candeias de São Luís de Montes Belos (GO); Professor Peixe, de Nova Xavantina; Instrutor Perna da Direita, do Grupo Candeias de Rondonópolis; além do Mestrando Edivan e do Professor Baianinho, representantes dos grupos Berimbau Brasil e Arte Manha, de Brasília.
De acordo com o Contramestre Leão, responsável pela equipe de Querência, além das conquistas, o evento foi uma oportunidade para fortalecer a cultura, promover integração social e desenvolver os alunos. “Nossa missão é levar o nome de Querência adiante, mostrar que a capoeira é mais que uma luta, é uma cultura, uma ferramenta de transformação e de desenvolvimento para crianças, jovens e adultos”, afirmou.
O 9º Ginga Boa foi marcado por uma organização impecável, oferecendo alimentação e uma estrutura de qualidade para todos os participantes. A competição recebeu atletas e grupos de municípios como Canarana, Nova Xavantina, Barra do Garças, São Luís de Montes Belos (GO), Palmeiras de Goiás, Brasília e várias outras localidades.
A equipe de Querência já está se preparando para os próximos compromissos. O primeiro será em Barra do Garças, no mês que vem, seguido de dois campeonatos em Canarana, organizados pelo Mestre Maizena e pelo Contramestre Claridade.
O Contramestre Leão também fez questão de agradecer o apoio do Mestre Dragão, relembrar a importância do legado do saudoso Mestre Canarinho, e agradecer o apoio da Prefeitura de Querência, da SEMEC, da população e da Rádio Interativa FM, que acompanhou e ajudou na divulgação do trabalho da equipe.
VEJA VÍDEO: CLICK AQUI
=====================================================================
9º Ginga Boa movimenta Água Boa com grande encontro da capoeira
Água Boa (MT) - está sendo palco, neste final de semana, do 9º Ginga Boa, um dos maiores encontros de capoeira do Vale do Araguaia. O evento, idealizado e conduzido por Mestre Kunta, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Água Boa e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, reunindo nomes expressivos da capoeira de diversas regiões do estado e do país.
A programação do evento inclui oficinas, rodas de capoeira, vivências culturais e apresentações públicas, tudo em clima de confraternização, aprendizado e celebração da cultura afro-brasileira. Com grande presença de mestres, contramestres, professores, instrutores e atletas, o Ginga Boa reforça a importância da capoeira como ferramenta de transformação social e de fortalecimento dos laços culturais.
Entre os nomes que participam do encontro estão:
-
Mestre Maizena (Grupo ArqueBanda – Canarana)
- Escola Nauê Capoeira – Querência (MT), sob a coordenação do Mestre Dragão, com apoio da Secretaria de Educação, Desporto, Lazer e Cultura de Querência, representada por Marcieli Edit
-
Contramestre Berra Boi (Barra do Garças)
-
Professor Jaguar (Grupo Candeias – São Luís de Montes Belos/GO)
-
Professor Peixe (Nova Xavantina)
-
Instrutor Perna da Direita (Grupo Candeias – Rondonópolis)
-
Mestrando Edivan e Professor Banhaninho (Brasília – Grupos Berimbau Brasil e Arte Manha)
Todos os convidados destacaram o apoio fundamental do poder público municipal para que eventos como este aconteçam e fortaleçam a presença da capoeira nas comunidades.
O evento tem mobilizado a cidade, atraindo público de diferentes idades, admiradores da cultura e praticantes da capoeira. Além das tradicionais rodas e treinos técnicos, os participantes destacam o ambiente fraterno e de aprendizado mútuo.
O 9º Ginga Boa segue em andamento, promovendo não apenas o esporte e a arte da capoeira, mas também a valorização da identidade cultural da região e o estímulo à formação cidadã por meio da prática coletiva.