Featured

Padre Lizando não suporta Prelazia de Casaldáliga e renuncia

Quando chegou em  Alto Boa Vista-MT,  o então Vigário, encontrou uma igreja esfacelada e completamente vazia. Há muito, os fiéis perderam a satisfação de frequentarem a missa e quaisquer  que fosse as atividades na paróquia local. Uma das razões principais desse distanciamento não era outro, senão,  as  tantas e descabidas intransigências de Casaldáliga, dentre as mais graves, está a sua participação direta no dramático conflito entre a FUNAI e a classe produtora do município, onde, estes  enfrentam  na Justiça  sob a parcimônia do tal “Bispo,” um processo falacioso que ameaça transformar 70% do território boa-vistense em Terra Indígena. A postura de Casaldáliga, como colaborador da FUNAI, ajudando a construir a grande mentira sobre a terra “Maraiwatsede,” em  cima da gleba Suiá-Missú, constitui  sua  ofensa maior ao povo católico do Araguaia. Entre os pecados capitais do evangelho escravizante , professado pelo bispo rebelde do Araguaia e confessado por ele mesmo, está na sua fixação pela pobreza e miséria extrema.  O Coronel de batina, não permite a seus fiéis  e nem a ele próprio, uma vida com abundancia.

 

O jovem  padre Lizandro, é fruto de uma teologia moderna e apuradíssima no academicismo filosófico. Rebento livre das influencias do paganismo utópico e das ideias marxista, é membro ativo da geração paz e amor, mais conectada com a transmutação da alma humana. O agora,  ex-padre,  adepto de uma conjuntura  sócio-espiritual  mais harmônica,  não suportaria mesmo, por muito tempo, os preconceitos do velho bispado  do Concilio de Medélin, nem tão pouco a rabugice caduca e radical  de Casaldáliga, com o seu evangelho social excludente e tão conflituoso. Percebendo a hipocrisia do mundo religioso em que estava metido, nos confins da Prelazia do Araguaia, reinado decadente do Coronel de batina, Lizandro, se redescobriu e se libertou.

 

Em plena missa litúrgica e com a Paróquia lotada ele, anunciou o seu desligamento da Prelazia, após dois anos de um profícuo trabalho verdadeiramente, evangelizador e Cristico. A renuncia de Lizandro, aconteceu  no final de 2011 e deixou os fiéis da Igreja Nossa Senhora de Fatima em Alto Boa Vista, boquiabertos e por demais surpresos! Com  o mais puro exemplo do caráter primordial do evangelho de Cristo, que nos pediu; “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Lizandro, amou tanto que se apaixonou.  A confissão publica e reveladora de seus sentimentos e do amor especial  por uma das ovelhas de seu aprisco, feita  em alto e bom tom, naquela memorável missa dominical, ainda hoje, é lembrada. Ao  eterno padre e professor Lizandro,  desejamos boa sorte em sua caminhada e que a flamula da verdade continue brilhando sempre em sua vida!

Calixto Guimarães

Confira Mais Notícias