Água Boa - MT,

Dengue tem 355 notificações com 71 casos positivos em 2024

Atualizada dia 13 mai 24 

ÁGUA BOA – Nesse ano sobe para 355 as notificações de suspeita por dengue entre moradores de Água Boa.

Os números são da Secretaria Municipal de Saúde.

Dos casos notificados, 71 são positivos, confirmados por exames de laboratório.

Zika e Chikungunya não tiveram registro nesse ano.

O trabalho de combate ao mosquito deve prosseguir. Toda a população é convidada a participar.

===================
Atualizada dia 08 de abril 24 

aedesÁGUA BOA – Nesse ano sobe para 259 as notificações de suspeita por dengue entre moradores de Água Boa.

Os números são da Secretaria Municipal de Saúde.

Dos casos notificados, 45 são positivos, confirmados por exames de laboratório.

Zika e Chikungunya não tiveram registro nesse ano.

O trabalho de combate ao mosquito deve prosseguir. Toda a população é convidada a participar.

=============== 

Março 24 - Trabalhos de combate ao mosquito da dengue
 
ÁGUA BOA - Equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACE), da Vigilância Sanitária, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) das Estratégias de Saúde da Família (ESF), estão realizando o mutirão de combate à Dengue em áreas críticas da cidade.mutirão dengue 3

Já foram realizadas quase 100 notificações de focos do mosquito Aedes aegypti, já deixando estabelecida a data do retorno nessas áreas para verificar se a situação foi resolvida.

No mutirão da ESF Central, no Centro I e II e Luís Costa, no dia 28 de fevereiro, 14 lotes e casas foram notificadas. Já nos setores da ESF Vila Nova, foram 21 notificações nesta segunda-feira (4). E na quarta-feira (6), no setor da ESF Cristalino foram 17 notificações de lixos e resíduos.

Na região da ESF Guarujá foram 21 notificações, no dia 19 de fevereiro e na área da ESF Roncador foram 26 notificações, destas a maioria já foi resolvida, restando apenas 7 locais que serão repassados para a Vigilância Sanitária.

mutirão dengue 2Os agentes estão devidamente identificados com uniforme com logomarca da prefeitura, por isso pedimos a colaboração dos moradores para permitir a entrada dos agentes na residência, para vistorias e orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

ALTO RISCO PARA EPIDEMIA:

Atualmente o Índice de Infestação Predial de Água Boa está em 4,08, ou seja em alto risco para epidemia de Dengue. Esse índice reflete o percentual de imóveis positivos, ou seja com presença de larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela urbana. 

O Índice de Infestação Predial é classificado em 3 categorias, sendo satisfatório (menor que 1), alerta (de 1 a 3,9) e risco de surto (maior que 3,9). 

A Dengue mata, por isso é importante que todos os moradores e/ou dono de imóvel tenham consciência que devem tomar os devidos cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Contamos com sua colaboração nesta luta, pois juntos podemos combater a Dengue. (Ascom)

Confira Mais Notícias