Água Boa - MT,
Comitiva visita Poços de Caldas na busca por investimentos para o turismo de Barra do Garças

Comitiva visita Poços de Caldas na busca por investimentos para o turismo de Barra do Garças

CALDAS NOVAS/GO - O deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) e o prefeito de Barra do Garças Dr. Adilson Gonçalves lideraram comitiva de autoridades e empresários do trade turístico na visita a Poços de Caldas (MG) para conhecer modelo de investimento, ampliar e melhorar os pontos turísticos do município.
O objetivo da viagem foi mostrar os potenciais turísticos de Barra do Garças para novos investidores, conhecer os atrativos turísticos, que atualmente estão consolidados entre os principais destinos de Minas e do Brasil.
Acompanharam o deputado e o prefeito os vereadores Neto, Pedro Filho, Secreta Bike, Jairo Ghen à cidade de Poços de Caldas, a 1.200 km de Barra do Garças. A visita foi realizada na segunda-feira (13/5).
Outra finalidade da visita técnica foi principalmente se reunir com empresários que fazem parte do Grupo CITUR – Circuito Integrado do Turismo de Poços de Caldas, que hoje é proprietário do Zoo da Aves.
A empresa é concessionária que promove a gestão, operação e manutenção dos principais pontos turísticos da cidade: Véu das Noivas, Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Parque do Cristo, incluindo o Teleférico e a Rampa de Voo Livre.
A visita da comitiva a Poços de Caldas foi organizada pelo empresário do Turismo Creudson Avila (Gordintur).

Modelo para desenvolvimento

Para o deputado Dr. Eugênio, a Parceria Público-Privada (PPP) em Caldas Novas tem planejado e executado o que hoje é considerado um dos mais importantes projetos do setor turístico de Minas Gerais, e também reescreve a forma de se fazer turismo e gerar desenvolvimento para a cidade e toda a região.
“Estamos aqui para apresentar os potenciais turísticos do Araguaia, em especial a cidade de Barra do Garças, que possui uma riqueza natural de surpreender qualquer cidade turística do Brasil”, afirmou o deputado. “E essa experiência e modelo de gestão do turismo de Poços de Caldas é referência do setor em Minas e no Brasil. Por isso viemos conhecer”, disse o deputado.
“Entendo que esse é somente o começo de uma luta e que a nossa história de sucesso e transformação para o turismo de Barra do Garças estará a caminho. Esse projeto que estamos conhecendo aqui em Poços é brilhante e revolucionário”, destacou o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson.
“E demonstra que por meio de uma Parceria Público-privada podemos colher bons frutos com a profissionalização do turismo, geração de emprego e renda e a abertura de novos negócios. Vimos aqui a requalificação e revitalização dos pontos turísticos, com a atração de novos turistas”, completou o prefeito.
Em 2022, o Grupo CITUR inovou, participou e venceu uma licitação do município para a gestão dos mais importantes pontos turísticos de Poços de Caldas.

Zoológico modelo

A agenda de visitas da comitiva de Barra do Garças iniciou pelo Zoo das Aves, que foi fundado há 40 anos, e que hoje é o ponto turístico Nº 1 de Poços de Caldas, depois de passar por uma grande reestruturação pelo CITUR em 2017, o que transformou o espaço em mais do que um simples passeio, uma viagem ao mundo da fauna para os visitantes.
O local é considerado um dos mais admirados e bem avaliados zoológicos de aves do país. Ao todo são 2.000 aves de 200 espécies em uma área de passeio de 1,5 km, e é considerado como o maior criadouro de aves do Brasil.

Complexo Véu das Noivas

A missão seguinte da comitiva foi visitar o Complexo Véu das Noivas, considerado um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade desde 1975. O complexo foi criado para oferecer uma estrutura capaz de atender aos visitantes que iam contemplar a beleza das três quedas d’água que formam a cachoeira que dá nome ao local.
Administrada pelo CITUR, o parque atualmente passa por um processo de revitalização completo, e como melhorias estão: inauguração de um novo restaurante típico de Minas Gerais, monitoramento de segurança, troca do cercamento, reforma do parquinho infantil, restauração de banheiros, nova sinalização, melhoria dos acessos, rede Wi-Fi e revitalização do paisagismo.
O Véu das Noivas ainda irá aportar um o novo parque e futuramente o Zoo das Aves será transferido para o local. Os planos do CITUR incluem a criação também de um parque temático, previsto para o espaço da antiga pista de kart.
Ainda conforme o Citur, o objetivo das melhorias com a construção deste novo cenário é incluir Poços de Caldas entre os 5 principais roteiros de turismo do interior do Brasil.

Atração de turistas

A 1.600 metros de altitude na Serra São Domingos, a comitiva de Barra do Garças visitou a Rampa do Cristo. Um dos destinos mais procurados por turistas e amantes do voo livre.
A comitiva de autoridades e empresários de Barra do Garças foi recepcionada no local pelo prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, e sua esposa, e puderam conversar e trocar experiências do formato de parceria.
Com uma vista espetacular que alcança o vasto vale de montanhas da região. O local tem atraído ainda mais visitantes após um processo de revitalização conduzido pelo CITUR.
A novidade foi a inauguração de uma linda cervejaria, que rapidamente se tornou o mais novo ponto de encontro na cidade, atraindo inúmeros turistas com a sua seleção de cervejas artesanais, porções deliciosas e uma variedade de drinks. O espaço conta com um deck de onde os visitantes podem apreciar a paisagem deslumbrante enquanto desfrutam de um ambiente agradável e descontraído. (Ascom)

Confira Mais Notícias