Água Boa - MT,
Dr. Eugênio incentiva Festrilha 2024 com recurso para promover cultura popular no Araguaia

Dr. Eugênio incentiva Festrilha 2024 com recurso para promover cultura popular no Araguaia

ÁGUA BOA - Neste fim de semana acontece a final da 9ª edição do Festrilha 2024, dentro da programação do 4º Arraiá Coração do Brasil, no município de Água Boa. O festival é apoiado pelo deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) como parte do suporte e incentivo à cultura no Vale do Araguaia que o seu mandato desenvolve.

A abertura foi na quinta-feira à noite, com apresentações dos grupos de escolas municipais e das concorrentes ao Festrilha. O premiado grupo de siriri Flor Ribeirinha se apresenta no sábado (29/6).

“Como padrinho do Festrilha, prestigiei o primeiro dia junto com amigos, o prefeito Dr. Mariano, a presidente da federação, Marta Negrão. Destinamos emenda de R$ 130 mil como apoio para a final da 9ª etapa do Festrilha, com a presença do grupo premiado internacional Flor Ribeirinha”, destacou Dr. Eugênio.

“Conseguimos junto ao governador Mauro Mendes mais R$ 800 mil para organização de todo o festival, o nosso Festrilha”, afirmou o deputado. “Parabéns aos organizadores, para a presidente do Festrilha, Marta Negrão, ao prefeito Dr. Mariano, ao secretário Erick pelo apoio e todos os dançarinos e profissionais do evento”, comemorou o deputado sobre a organização e parceiros.

O Arraiá Coração do Brasil celebra momento do lazer e integração da comunidade com música, dança, arte, gastronomia.

Etapas regionais e final

A presidente da Federação Matogrossense de Quadrilhas Juninas (FMTQ), Marta Negrão, informa que 13 grupos juninos participam da final e que o campeão representará Mato Grosso na etapa nacional.

Ela afirma que foram realizadas quatro etapas regionais, em Serra Nova Dourada, Querência, Rondonópolis e Tangará da Serra, antes da final em Água Boa.

Marta diz que na etapa final do Festival de Quadrilhas Juninas, o Festrilha, há 70% das mais bem pontuadas equipes do Estado que estão na disputa em Água Boa por cinco colocações.

“A expectativa é muito grande porque daqui sairá o campeão de quadrilha junina que nos representará no final do mês de julho em Brasília. Todo mundo quer ser representante do Estado”, explica.

“As avaliações de cada dia seguem em envelope fechado até domingo, quando será a apuração”, conta Marta.

Programação Festrilha 2024

A final do Festrilha 2024 no Arraiá Coração do Brasil, em Água Boa no fim de semana, tem apresentação nesta sexta-feira (28/6) dos grupos juninos Joia do Cerrado (Sorriso), Vitória Régia (Cáceres), Princesinha do Araguaia (Vila Rica). Flor do Sertão (Porto Alegre do Norte) e Explosão Caipira (São Félix do Araguaia).

No sábado (29/6), dia da final, a apresentação do Festrilha tem os grupos juninos Império Junino e Barnabé (ambos de Rondonópolis), Paixão Junina (Querência), Abalantes do Sertão (Barra do Garças), Grupo ODF (Tangará da Serra) e Pega Fogo (Água Boa).

Na abertura do Arraiá Coração do Brasil na quinta-feira (27/6), teve a apresentação dos grupos PVA, de Primavera do Leste, e Balancê do Cerrado, de Nova Xavantina. (Com informações da Prefeitura de Água Boa) (Ascom)

Confira Mais Notícias