Alavancar ou Atravancar o trânsito? Artigo de opinião
Atualizada dia 15 jan 25
Alavancar ou Atravancar o trânsito? Artigo de opinião
No dia 13 de maio de 2017 conheci Água Boa. Era um sábado, ensolarado. Entrei pela Avenida Júlio Campos. Antes de chegar na Avenida Araguaia disse para meu filho: “Eu quero morar aqui”. Logo de início me impressionei com as avenidas e ruas largas. E lá se vão mais de sete anos desde a primeira impressão da cidade até agora.
Percebo que Água Boa mudou. Confesso que não consigo dimensionar o crescimento que alguns projetam ou anunciam, mas é perceptível que algumas coisas mudaram neste tempo. Embora nos autodenominamos de “Capital do Araguaia” ainda somos uma cidade de interior o que nos proporciona uma ótima qualidade de vida.
Nossas inúmeras avenidas nos permitem cruzar a cidade e chegar ao nosso destino com certa rapidez. Estamos longe de ter um trânsito de “Capital”, ou seja, um trânsito atravancado e congestionado.
Nos últimos dias fui surpreendido com as placas anunciando a transformação das ruas centrais em mão única. Inicialmente não dei importância. Mas na última semana resolvi seguir as placas e me adequar ao novo projeto. Fiquei impressionado com a quantidade de quilômetros a mais que tenho feito. Exemplo: Vindo de certa direção para chegar em minha casa eu percorria 50 metros, agora preciso fazer no mínimo 350 metros. Para sair de minha casa agora só tenho mão única, então para ir na direção contraria eu preciso optar em fazer 350 metros ou 450 metros a mais. Tal fato se reflete também no marcador de combustível do carro.
Pergunto:
Foi realmente feito um amplo e exaustivo estudo para comprovar a necessidade das mudanças que estão sendo feitas?
Foi levado em consideração o fator ambiental? Afinal, se preciso andar mais de carro para chegar ao meu destino, aumento o consumo de combustível e automaticamente os gases produzidos pelos carros.
Temos um trânsito carregado ou temos a necessidade de parar com o carro exatamente na frente do local aonde vamos?
A sensação que tenho é que estas mudanças propostas hoje não vieram para alavancar o trânsito, mas sim para atravancar o trânsito.
Escrito por Elcio Ricardo da Silva
================
Mão única no centro (dez/24)
ÁGUA BOA - O trânsito vai mudar em ruas centrais.
O Eng. Marcelo Alves da prefeitura explica que entre a Rua 01 e a Av. Araguaia, haverá mão única nas pistas.
Da Rua 02 à Av. Roncador também será implantada a mão única em todas as ruas.
O objetivo é melhorar o trânsito e dar mais segurança aos usuários das vias públicas.
Veja reportagem: