Penitenciária Regional Major Zuzi recebe investimento de cerca de R$ 1 milhão em segurança
ÁGUA BOA - O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) destinou cerca de R$ 1 milhão para investimento em segurança na Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, no município de Água Boa. Os recursos são provenientes de acordos realizados pelo MPMT, e foram destinados com a anuência e apoio do Poder Judiciário na comarca, representado pela juíza da Execução Penal, Silvana Fleury Curado.
Conforme o promotor de Justiça Roberto Arroio Farinazzo Junior, o montante será aplicado na modificação e melhoria das estruturas físicas da unidade prisional. “Dentre as principais reformas estruturais a serem realizadas no presídio de Água Boa estão a instalação de câmeras de monitoramento, para fiscalizar os presos e garantir segurança pública, e instalação de aparelhos bloqueadores de sinal telefônico, para garantir maior eficiência no combate às facções criminosas”, contou.
Além disso, parte dos recursos será investida na melhoria da infraestrutura da unidade. Serão instalados equipamentos que melhorem o sistema de ventilação e fornecimento de água potável a todos os presos, em níveis mais adequados à dignidade da pessoa humana.
Conforme o promotor de Justiça, outras reformas estruturais serão realizadas com foco na ampliação e aperfeiçoamento do trabalho e do estudo na unidade, como forma de assegurar meios de ressocialização. “Se o Estado não fornecer assistência básica aos presos, as facções continuarão fornecendo e se ampliando. É preciso ocupar esse espaço, para facilitar a ressocialização e enfraquecer as organizações criminosas”, destacou o promotor. (Ascom)