
Eclipse solar será visto parcialmente em Água Boa, segundo Dra. Telma
ÁGUA BOA - Na tarde deste sábado, 14 de outubro, será registrado um eclipse solar anelar, também conhecido como “anel de fogo”.
O fenômeno poderá ser observado numa faixa estreita do nosso país, em algumas cidades dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Em Água Boa, o eclipse começa por volta das 1'5h 15 min e vai ter o seu momento máximo por volta das 16h 40min. O final do eclipse será por volta das 17h 50min (hora local).
O próximo eclipse do Sol visível em alguma região do Brasil ocorrerá em 02 de outubro de 2024. Será um eclipse solar anular, mas, o Brasil só verá um eclipse solar parcial nas regiões mais ao sul. No Rio Grande do Sul será o melhor local para observar esse eclipse, porém, será visível em todos os estados do sul, e, com menor obscurecimento do disco solar, na região sudeste, e também, numa pequena região ao sul de Mato Grosso do Sul.
Em 06 de fevereiro de 2027 haverá um eclipse solar anular, que só será visível como anular numa minúscula região do Brasil, no extremo sul do Rio Grande do Sul, em localidades como Hermenegildo e Árvore Só. O resto do país poderá observar um eclipse parcial, exceto uma faixa no oeste do Amazonas onde esse eclipse não será visível. Nos estados mais a oeste, como Roraima, o obscurecimento do disco solar será mínimo, quase imperceptível.
Mas, em 26 de janeiro de 2028 a estreita faixa do eclipse anular do Sol passará novamente pelo Brasil cruzando os estados do Amazonas, Pará e Amapá. Mais uma vez, haverá um eclipse solar parcial no resto do país.
Não se pode observar o eclipse do sol sem um filtro solar apropriado, pois pode queimar a retina e causar cegueira, ou a destruição do campo visual.
Quem não tiver um equipamento adequado não deve observar o fenômeno! Jamais use telescópios, binóculos e máquinas fotográficas sem um filtro solar para a observação de qualquer evento relacionado ao Sol.
O vidro de máscara soldadora número 14 pode ser utilizado, mas somente por alguns segundos. Depois, voce deve esperar um minuto para repetir a "espiadinha".
Informações fornecidas pela doutora em astronomia pela USP, Telma Cenira Couto da Silva.