Água Boa - MT,
Alunos do recicla Verdinho participam de palestra sobre resíduos sólidos

Alunos do recicla Verdinho participam de palestra sobre resíduos sólidos

Atualizada dia 24 abr 24 

ÁGUA BOA - Nesta segunda (23) e terça-feira (24) os alunos das escolas públicas que fazem parte do “Recicla Verdinho”, participaram de uma palestra sobre resíduos sólidos com a engenheira sanitarista Áurea Soares de Campos, que também é integrante do projeto.

Na segunda-feira, a palestra foi nas escolas Guarujá (manhã e tarde) e na Pestalozzi (manhã). Na terça-feira (23), na Ermindo Mendel e na Cristalino, ambas nos períodos matutino e vespertino.

A palestra teve início com a pergunta: “Para onde vai nosso lixo?”, já deixando os alunos atentos para a capacidade do planeta em suportar tamanha carga. 

A sanitarista explicou a definição de resíduos sólidos, a classificação quanto à origem, falou sobre a geração de resíduos urbanos, alertando que “o mais preocupante é que a destinação desses resíduos está longe de ser adequada, pois a maioria acaba sendo descartada em lixões, os quais são mais presentes em pequenos municípios”, explicou.

Áurea também falou sobre a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário, sendo o último o ideal. Além disso, foi ensinado a importância de separar o lixo, como melhorar com a prática dos 5 Rs ( reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar ), como funciona a destinação do lixo em Água Boa e como é feita a coleta seletiva.

Para finalizar, foi explicado o funcionamento do Recicla Verdinho e o segredo do sucesso. “É de fundamental importância a conscientização da comunidade, em relação aos resíduos sólidos e a utilização dos recursos naturais, pois não basta apenas compreender os problemas e suas causas, É PRECISO AGIR”, concluiu Áurea. (AScom)



==================
Visita à hidroponia ( 19 abr)

ÁGUA BOA - Desde o início do mês de abril o projeto Recicla Verdinho está levando diversos alunos das escolas participantes para uma visita guiada à horta, na Hidroponia Ouro Verde, em Água Boa. Ao todo mais de 250 alunos das escolas municipais Cristalino, Ermindo Mendel e Guarujá e da escola Pestalozzi, participaram da ação.

O projeto tem como objetivo trabalhar com as crianças, em idade escolar, as áreas ambiental, de saúde/alimentar, empreendedorismo, econômica / financeira e social implantando uma cultura que proteja o meio ambiente, além de fomentar a agricultura familiar, novos frequentadores da feira, o desenvolvimento local por meio dos pequenos negócios rurais e proporcionar a valorização e o acesso à uma alimentação mais saudável. 

Na visita guiada, as crianças tiveram contato com diversas plantações e tiveram a oportunidade de identificar e conhecer algumas verduras, legumes, hortaliças e frutas. Além disso, o senhor Antônio, proprietário da horta, explicou como a produção acontece por lá e a importância do cuidado com a natureza. De forma geral, as crianças se mostraram muito interessadas e contentes por conhecer o ambiente, ter contato com a terra e entender um pouco mais sobre as plantações e cultivos.

A visita de 72 alunos da Escola Ermindo Mendel foi no dia 04/04, sendo 28 no período matutino e 44 no vespertino. Da escola Cristalino foram 82 alunos no 11/04.  A vista da Pestalozzi à horta foi dia 16/04, com 14 alunos, e a do Guarujá foi no dia 18/04, nos períodos da manhã e tarde, somando 88 alunos.

A Prefeitura agradece ao senhor Antônio Camilo Schneider por ter recebido com tanto carinho e atenção nossos alunos e professores. Parabenizamos ainda a todos os envolvidos neste tão importante projeto.

Veja alguns depoimentos sobre a visita: hidro 3

“Hoje foi o dia da Associação Pestalozzi fazer a visita na Horta, todos amaram. “Tonho”, como diz nosso aluno João Derlei, nos recebeu muito bem, mostrou e explicou como acontece as produções na horta”, relatou Noeli Capitânio.

“Gratidão a toda equipe da horta pelo carinho e dedicação aos alunos da escola Guarujá. As crianças estão encantadas”, diretora Luciene.

“Como foi bom visitar essa horta e quanto aprendizado!”, diretora Josy da Escola Cristalino.

Saiba mais sobre o projeto:

A infância é o período em que as crianças formam hábitos, conceitos e ideais que são levados para a vida adulta. A sustentabilidade é um assunto que precisa ser trabalhado nas escolas de forma intensa, pois a importância está em fazer, com que, desde cedo formem-se hábitos de preservação ambiental e economia de recursos naturais para que os problemas ambientais sejam reduzidos nas futuras gerações, bem como promovam o bem-estar social.

O Projeto Recicla Verdinho nasceu em agosto de 2020 com o principal objetivo de conscientizar a sociedade e implantar uma cultura de respeito ao meio ambiente por meio dos alunos matriculados na rede pública municipal.

hidroponia 2O projeto está baseado no reaproveitamento de materiais recicláveis nas residências de alunos do ensino fundamental. Latinhas de alumínio, garrafas PET, embalagens Tetra Pak e embalagens de materiais de limpeza, depois de higienizados, são levados para a escola e trocados por “verdinhos”.

O “verdinho” é uma moeda social financiada por um parceiro patrocinador e é utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis, frutas, verduras e legumes, adquiridos na Feira Municipal da Agricultura Familiar. Os produtos adquiridos irão complementar a renda e a alimentação das famílias.

Confira Mais Notícias