Comenda Desbravador Norberto Schwantes será entregue para pioneiros
CUIABÁ - A Assembleia Legislativa realiza, no próximo dia 25 de agosto, Sessão Especial para a entrega da Comenda Desbravador Norberto Schwantes, uma honraria aos imigrantes que atuaram de forma direta e significativa no desenvolvimento de Mato Grosso. A solenidade acontecerá no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) ‘Querência Nova’ no município de Terra Nova do Norte, durante a tradicional festa do ‘Portelaço’, que está em sua 7ª edição.
De acordo com o autor da proposta, deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), serão homenageados 40 pessoas, entre homens e mulheres, residentes nos municípios de Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Canarana e Sinop. “Além de reconhecimento, essa comenda proporciona mais motivação aos migrantes que ajudaram a desenvolver esse estado. Mato Grosso acolheu pessoas de todos os cantos do país e do mundo, e juntos nos tornamos um povo promissor e culturalmente incomparável”, afirmou Dilmar.
A comenda foi criada em 2010 pelo então deputado estadual Dilceu Dal’Bosco, como forma de reconhecimento aos migrantes responsáveis pela colonização da região Norte e Araguaia do Estado.
Resgate Histórico - Nascido em 19 de março de 1935, Schwantes atuava como jornalista, empresário e também pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, na Paróquia de Tenente Portela, Rio Grande do Sul. Inovador, Norberto encabeçou, em 1971, a criação da Cooperativa 31 de Março (Coopercol), que entrou para a história como a primeira cooperativa colonizadora do país. Foi então que os associados adquiriram uma área de 39.981 hectares na região Araguaia, onde foram assentadas 80 famílias.
Anos mais tarde, a localidade foi emancipada dando origem ao município de Canarana. O nome foi dado graças a um capim chamado de “Canarana”, e por ser semelhante à Canaã, a terra prometida aos hebreus na história do Antigo Testamento da Bíblia. Além de Canarana, Schwantes foi responsável pela fundação de Água Boa no Araguaia e mais oito projetos de colonização entre 1970 e 1976. Anos mais tarde concorreu a deputado federal constituinte, assumindo como suplente para a legislatura de 1987-1991. Ele faleceu no exercício do mandato, em 17 de setembro de 1988.