Água Boa - MT,
TRE-MT cria local de votação em ponto de acesso a 43 aldeias de Nova Nazaré

TRE-MT cria local de votação em ponto de acesso a 43 aldeias de Nova Nazaré

NOVA NAZARÉ - A 30ª Zona Eleitoral de Mato Grosso criou um novo local de votação na Escola Municipal Simone F. da Silva Freitas, que fica na vila Santa Maria, localidade próxima a 14 entradas de 43 aldeias indígenas da etnia xavante. O local, que pertence ao município de Nova Nazaré, fica em um ponto estratégico de acesso a essas aldeias, o que facilitará o acesso a 650 eleitores e eleitoras indígenas.

Antes do novo local, moradores e moradoras das aldeias tinham que percorrer 108 km de ida e 108 de volta, totalizando 216 km, para ir até a cidade de Nova Nazaré, para votar. Segundo o chefe de cartório da 30ª Zona Eleitoral, Wyllem Guimarães da Silva, a medida visa reduzir a logística de transporte, mas, principalmente, propiciar mais comodidade e segurança ao eleitorado, que tinha que enfrentar horas de estrada.

Além disso, por estar centralizada na entrada de todas as 43 aldeias, essa escola acaba agregando todas as famílias indígenas que moram nas proximidades, o que embasou a a decisão do juiz da 30ª Zona Eleitoral, Jorge Hassib Ibrahim, ao criar o novo local.

A 30ª Zona Eleitoral realizou dois mutirões na região, um deles dentro da iniciativa Defensoria Até Você e outro do próprio TRE-MT. Além disso, o Cartório Eleitoral fez um levantamento nas aldeias e, com apoio da Prefeitura de Nova Nazaré, disponibilizou um ônibus para os indígenas que não haviam alterado o local de votação pudessem regularizar os títulos no próprio cartório. Estas ações resultaram no cadastramento de 581 pessoas no novo local de votação.

(Jornalista: Nara Assis Ascom)

Confira Mais Notícias