Ibama promove fiscalização contra o desmatamento
COCALINHO - No período de 08 a 13 de Junho/20, a Polícia Militar do Mato Grosso em açâo com o IBAMA combateu crimes de desmatamento ilegal e de comércio de madeira no município de Cocalinho/MT. As ações se concentraram na planície entre os rios Cristalino e Araguaia, quando os fiscais utilizaram tecnologias de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, a partir da base de dados do INPE.
A equipe identificou locais com iquadros de desmatamento e exploração florestal. Para apurar a regularidade destes, percorreu-se aproximadamente 2000ha de terras sem registro de documentação de supressão vegetal válida nos sistemas oficiais.
Como resultado, foram identificadas fazendas em acordo a norma vigente, porém 15 imóveis foram autuados por desmatamento sem licença, três tratores foram apreendidos, assim como uma caminhonete e tambores com 400 litros de combustível. Outros 40m3 de madeira serrada foram apreendidas e imediatamente doadas para obras no município de Cocalinho.
Duas empresas foram autuadas por fraude no transporte de madeira e o alerta lançado para uma possível rota de comércio ilegal de saída de madeira nativa da Amazônia para grandes mercados no sul.
A operação denomina-se Siriema II pois tem como objetivo maior diminuir a pressão empresarial sobre o Cerrado brasileiro e garantir a perpetuação de sua fauna e flora. Porém, a manutenção da qualidade das águas e a diminuição do assoreamento do rio Araguaia, também são resultados esperados pela equipe.
O IBAMA alerta que áreas em regeneração há mais de 05 anos sem limpeza precisam da autorização de desmatamento e que, nos casos da limpeza de pasto, esta deve vir acompanhada de mero protocolo desta prática junto a SEMA MT. (Ascom)