ARDAB aumenta em 10% coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas
ÁGUA BOA – O sistema campo limpo funciona em Água Boa.
No ano passado, a ARDAB recolheu 230 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, cumprindo a legislação vigente. Significa um aumento de 10% em relação às 209 mil toneladas coletadas em 2023.
Todo o material foi enviando para a Central regional que fica em Canarana. Foram necessárias quase 100 carretas para o transporte do material. Depois de prensado, o material é destinado para uma das 21 centrais de reciclagem existentes no Brasil. O presidente da ARDAB é José Wilson Wavier.
Alguns agricultores transportam o produto por mais de 140 quilômetros até as lavouras no interior mais distante. Depois, as embalagens vazias fazem o percuso ao contrário, para o depósito de coleta perto da cidade.
Conheça a ARDAB
Associação das Revendas de Defensivos Agropecuários de Água Boa – Engloba as empresas que fornecem os defensivos agrícolas e são responsáveis por armazenar as embalagens vazias, dando destino ambientalmente adequado ao material. A entidade existe desde 2013 e conta com barracão de 300 metros quadrados, na saída para o Vau dos Gaúchos.
O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias ou com sobras pós consumo de defensivos agrícolas, referência mundial em economia circular.
100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas têm destinação correta, sendo 97% recicladas e apenas 3% incineradas
Missão
O objetivo do Sistema Campo Limpo é garantir a destinação ambientalmente correta das embalagens ou sobras pós consumo de defensivos agrícolas, evitando a contaminação do solo e da água, além de zelar pela segurança alimentar e pela saúde humana e animal.
Juntos, agricultores, indústria fabricante, canais de venda e poder público alcançaram o marco de 750 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de modo ambientalmente adequado desde 2002. O agricultor usa o produto, faz a tríplice lavagem e leva a embalagem até um posto de recebimento e a indústria fabricante garante a destinação correta.
Agronegócio sustentável
Quando uma embalagem é reciclada, não apenas evitamos a produção de resíduos que poluem o meio ambiente, como também conservamos recursos naturais valiosos. O resultado desse esforço é um agronegócio que, além de alimentar a população mundial, também cuida do planeta e garante um futuro sustentável para as próximas gerações. (Inácio Roberto)