Água Boa - MT,
Gerente de fazenda é preso por descarte irregular de embalagens de agrotóxicos

Gerente de fazenda é preso por descarte irregular de embalagens de agrotóxicos

BOM JESUS DO ARAGUAIA – A Polícia Civil realizou na tarde de quinta-feira (02/05), uma ação conjunta com a Polícia Militar que resultou na prisão em flagrante do gerente de uma fazenda no município de Bom Jesus do Araguaia. A ação policial foi desencadeada a partir de uma requisição ministerial sobre o crime de descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos.

A denúncia, embasada em autos de infrações ambientais do IBAMA, apontava para o descarte irregular de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos, uma prática que coloca em risco tanto a saúde humana quanto o meio ambiente.

No local, os policiais encontraram centenas de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos, expostas ao tempo, sem qualquer medida de isolamento. Essas embalagens, identificadas como produtos registrados no país, deveriam seguir as regulamentações estabelecidas no Art. 53 do Decreto Federal 4.704/2002 quanto à sua destinação final.

A gravidade da situação se evidenciava pela exposição das embalagens às intempéries, em um local de livre acesso, inclusive para animais, como cachorros e porcos, que eram vistos se alimentando ao lado das embalagens. Além disso, muitas embalagens continham resíduos no interior, evidenciando a falta de procedimentos adequados de limpeza e inutilização, o que potencializa o risco à saúde humana e ao meio ambiente.

A ação foi coordenada pelo Delegado de Polícia, Dr Diogo Jobane, que explicou que o descarte irregular de embalagens de agrotóxicos não apenas viola as leis ambientais vigentes, mas também representa uma ameaça séria à saúde pública e à biodiversidade local.

O suspeito foi conduzido à Delegacia de Ribeirão Cascalheira para a formalização dos procedimentos, e todas as medidas legais serão tomadas em relação ao responsável por essa prática criminosa.  (Ascom)

Confira Mais Notícias