
Vítimas perdem quase R$ 200 mil no golpe do falso link
ÁGUA BOA - O golpe da falsa central de atendimento do banco, conhecido como "golpe do link", é uma fraude em que criminosos se passam por representantes de um banco para enganar os clientes e obter informações pessoais ou bancárias. A prática geralmente segue este esquema:
Contato falso:
O golpista entra em contato com a vítima, seja por telefone, SMS, e-mail ou WhatsApp, dizendo ser um representante do banco. Ele pode afirmar que há uma pendência na conta ou que é necessário confirmar alguma informação para evitar bloqueios ou problemas.
Coleta de dados:
Ao acessar a página falsa, a vítima é induzida a fornecer informações, como número da conta, senha, código de segurança. Com as informações obtidas, os golpistas podem acessar as contas bancárias da vítima, realizar transferências, fazer compras ou até mesmo aplicar outros tipos de fraudes.
Esta semana ocorreu uma onda de golpes com esta metodologia vindo a dar prejuízo de 120 mil para uma senhora idosa. No acumulado da semana quase R$ 200 mil em golpes contra várias vítimas da cidade. Este crime ocorre por falta de atenção das pessoas.
Quando receber contato de qualquer entidade/banco a respeito de qualquer pendência, tente conversar pessoalmente para resolver a situação. Não tenha pressa de querer fazer tudo no '''toque do celular'''. A pressa é inimiga da perfeição e amiga dos golpistas.