SEMA libera licenças para a ponte na MT-326
NOVA NAZARÉ - Circula neste final de semana a notícia de que a SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, emitiu a Licença Prévia e a Licença de Instalação do projeto de construção da Ponte sobre o Rio das Mortes na MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho.
A confirmação foi dada pelo prefeito de Nova Nazaré. João Teodoro Filho disse que a notícia está sendo muito festejada pela região. Segundo o projeto divulgado pela SEMA, a ponte do Rio das Mortes terá uma estrutura em concreto armado com 7 vãos totalizando 400 metros de extensão, com 14,4 metros de largura. A largura da pista de rolamento será de 10 metros.
A construção da ponte já vinha sendo prometida desde a década de 70, mas sempre parava nas questões ambientais e indígenas. A Licença Prévia ambiental nº 30993/2018 da Sema foi emitida no dia 08 de maio para a construção da Ponte de Concreto no Rio das Mortes na MT-326. A solicitação da licença foi protocolada na Sema em pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística em 26/10/2017 e é válida até 07/05/2021.
O governo do Estado vinha prometendo a ponte desde a última gestão, quando foi anunciado o projeto da ponte. A empresária Neila Godinho dos calcários foi a que mais empunhou a bandeira, cobrando a construção da ponte, principalmente depois da vinda do asfalto na Rodovia do Calcário. A luta foi intensificada nos últimos 10 anos, sempre com a cobertura ampla da Rádio Interativa.
Oficialmente, o governo do Estado não emitiu nenhuma notícia sobre o fato. A ponte deverá ser construída em parceria com o governo federal, municípios e produtores, com investimento previsto de cerca de 60 milhões.