Featured

Senador Carlos Fávaro defende estadualização de trecho da BR-158 no Araguaia

favaroCUIABÁ - O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) propôs ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a transferência ao Estado do trecho da BR-158 que passa por dentro da Reserva Indígena Marãiwatsédé. A solução foi apresentada pelo parlamentar nesta quarta-feira (3) durante reunião da bancada de Mato Grosso com o ministro.

Ao apresentar a proposta, o senador destacou que ela conta com a anuência do governador Mauro Mendes (DEM), que está disposto a reduzir os muitos problemas  enfrentados pela população da região do Araguaia.

"São, ao todo, 126 quilômetros que passam por dentro da reserva e que estão em situação jamais vista em termos de precariedade. Por isso, entendo que o ministro pode repassar o trecho ao Governo de Mato Grosso, que atuaria para, em um primeiro momento, melhorar a trafegabilidade da estrada", pontuou Fávaro ao ministro.

Desde o início dos trabalhos à frente da pasta, Tarcísio tem alegado que o grande entrave para a pavimentação da rodovia é o licenciamento ambiental. "Nós, em Mato Grosso, já temos o conhecimento para destravar a obra da BR-158, assim como foi feito na MT-235, entre Sapezal e Campo Novo do Parecis, que passa por uma área indigena".

Assim, ressaltou Fávaro, o Governo Federal pode se concentrar nas obras do novo traçado da BR-158, que contornará a terra indígena. "O ministro já havia informado que esta obra foi dividida em dois lotes, mas até o momento nada foi feito. Com esta transferência, ele poderá focar o trabalho no contorno enquanto o governo estadual atua para auxiliar a tão sofrida população do Araguaia". (Ascom)


=============================================================================


CONFRESA - O Congresso Nacional aprecia, nesta última quarta-feira (16), a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. Ao todo, foram apresentadas 2.205 sugestões de alterações ao projeto por senadores, deputados federais e bancadas dos estados e Distrito Federal.

Ao projeto que orienta a elaboração da proposta orçamentária da União, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) propôs a destinação de R$ 40 milhões para a construção do Hospital Regional do Araguaia Xingu em Confresa.

Acatada pelo relator da proposta, o senador Irajá Abreu (PSD-TO), que votou pela aprovação da sugestão, a emenda será apreciada no Projeto de Lei Nacional nº 9 (PLN 9/20) pelos deputados federais e senadores.De acordo com Fávaro, os recursos deverão ser utilizados na criação de um projeto específico na construção do hospital que deverá fortalecer o sistema público de saúde de Mato Grosso, ampliando a resolutividade na média e alta complexidade em toda a região Leste do estado.

Diretrizes OrçamentáriasDentre as mais de 2 mil emendas apresentadas à LDO 2021, apenas três foram propostas por parlamentares mato-grossenses. Além de Fávaro, o senador Wellington Fagundes (PL) e o deputado federal Emanuelzinho (PTB) indicaram diretrizes para a aplicação do orçamento da União no exercício do ano que vem. (Ascom)

Confira Mais Notícias