Dep. Dr. Eugênio informa que a Assembleia solicitou a suspensão do Zoneamento
Atualizada 28 fev
CUIABÁ - O deputado estadual Dr. Eugênio informou que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso solicitou formalmente ao Governador Mauro Mendes, a suspensão do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Mato Grosso.
No documento encaminhado ao Palácio Paiaguás, a Assembleia cita que o modelo atual de consulta do Zoneamento no site da Seplag não contempla a maioria da população.
A Casa de Leis cita ainda que é preciso ampla participação democrática e também a valorização do conhecimento científico para construir uma proposta de zoneamento baseada na realidade socioeconômica de Mato Grosso.
As lideranças partidárias na Assembleia também assinaram ofício reivindicando nque o amplo interesse público possa vir à tona através da mediação do parlamento Mato-grossense.
"A ordem economica tem por fim assegurar a existência digna de todos, conforme o principio da defesa do meio ambiente", consta em ofício assinado pelos líderes partidários.
Confira os documentos em anexo
===========================
Dep. Dr. Eugenio comenta adiamento do prazo da consulta do zoneamentoCUIABÁ – A Seplag – Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo de Mato Grosso prorrogou por mais 30 dias, o prazo para opinar sobre o Zoneamento Ambiental proposto.
O deputado estadual Dr. Eugenio confirmou que o prazo foi prorrogado por mais um mês.
Porém, a preocupação do parlamentar é de preparar um estudo técnico sobre o assunto.
O pensamento é contratar a Embrapa Pantanal e Embrapa Solo para subsidiar o zoneamento, tão polêmico por retirar áreas produtivas do agronegócio.
Veja a entrevista com o dep. Dr. Eugenio.
=============================================================ÁGUA BOA - O vice-governador Otaviano Pivetta participou do encontro regional de prefeitos convocado pelo Governo do Estado, esta manhã, na Câmara de Vereadores de Água Boa.
Na ocasião, ele pautou seu discurso em cima do regionalismo e da apresentação de projetos consistentes para o desenvolvimento da região Araguaia.
Os assuntos giraram em torno de obras de asfalto e pontes, cuja proposta é formatar parceria com as prefeituras por meio dos Consórcios Regionais de Desenvolvimento.
Pivetta falou de um modo geral sobre a infraestrutura da região. Declarou que existe necessidade de conclusão da BR$-158 ligando o norte Araguaia ao Pará e a Goiás, para permitir o escoamento da gigantesca produção de grãos no leste de Mato Grosso.
Em certo momento, o prefeito Fabio Faria de Canarana pediu a palavra para cobrar do governo, um novo estudo de zoneamento ambiental que não prejudique o Araguaia da forma como foi proposto o projeto atual.
Ao menos 18 municípios estavam representados através de prefeitos, vice-prefeitos ou secretários municipais e vereadores.
Todos fizeram coro ao ressaltar que o zoneamento afronta o Araguaia. O vice-governador escutou o recado da região e afirmou que o estudo passará pelo crivo da Assembleia Legislativa.
Já o deputado estadual Dr. Eugênio declarou que a proposta da Seplag para o Zoneamento Ecológico, vai sepultar a economia dos vales do Guaporé e Araguaia.
O parlamentar ressaltou que os deputados estão de olho nesse processo de zoneamento.
Já foi solicitado o cancelamento da consulta pública de imediato. Dr. Eugênio observou que até a OAB já pediu o cancelamento da consulta pública, por falta de conhecimento por parte da população de Mato Grosso sobre essa proposta.
Veja Vídeo Aqui: