Featured

Luiz Antonio Pagot: em pauta, rodovias federais e a FICO

pagot brasCUIABÁ – O ex-secretário estadual e ex-diretor geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, participou de reunião na terça-feira, no Ministério da Infraestrutura na qual se discutiu a logística de transporte em Mato Grosso, especialmente no Araguaia.

Sobre a implantação a BR-158, foi informado que existe Licença Prévia e aguarda a conclusão da componente indígena para emissão da Licença de Instalação. A previsão de obras é via contorno leste da Terra Indígena Marãiwatsede passando por três municípios.

Porém, só serão iniciadas as obras se houverem emendas parlamentares, já que não tem recursos em orçamento. O DNIT informou só promoverá manutenção fora da reserva Marãiwatsédé.

No caso da BR-242 (leste-oeste), o governo aguarda a conclusão do EIA/RIMA, e o Estudo da Componente Indígena. A previsão de retomada das obras é para o segundo semestre, se houver orçamento (talvez emendas parlamentares).

A intenção do governo é fracionar os trechos e solicitar Licença de Instalação de Santiago do Norte (Paranatinga) até Gaúcha do Norte, já que não tem restrições da Funai. Depois, o projeto aguardará do Ibama a aprovação do traçado até Querência.

Quanto a manutenção da rodovia, pode ocorrer algum investimento, na medida que for liberado o orçamento, ora contingenciado. Pagot entende que nos próximos anos, o Araguaia inda enfrentará dificuldades no transporte de grandes cargas.

A boa notícia é o início das obras da FICO (Ferrovia de Integração Centro Oeste) pela Vale no próximo mês de junho, segundo o Ministro Tarcísio de Freitas.

Confira Mais Notícias