UTI na crise: UTI Covid passa a ser administrada pelo CISMA/Hospital Regional - Veja entrevista
Atualizada dia 29 abril
ÁGUA BOA – A UTI Covid do Hospital Regional Paulo Alemão passa a ser administrada a partir de hoje pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia.
A declaração partiu do prefeito de Água Boa, Dr. Mariano Kolankiewicz. Ele preside também o CISMA.
O prefeito disse que entrou em entendimento com o Dr. Sebastião Siqueira, da empresa Cure que administra a UTI. Enquanto perdurarem as investigações levantadas sobre supostas irregularidades na UTI, o próprio Hospital Regional vai administrar a Unidade de Terapia Intensiva Covid.
Dr. Mariano classificou as denúncias de perseguição política.
Ouça a entrevista!
=========================================
Atualizada dia 23 abril
ÁGUA BOA – O diretor da UTI Covid, Dr. Sebastião Siqueira pediu um prazo maior para apresentar todas as informações requeridas pela Câmara de Vereadores em relação a supostas irregularidades na UTI Covid.
Inicialmente, o prazo terminaria hoje, sexta-feira (23/04). A informação foi repassada por um dos organizadores da campanha, Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello.
Acontece que a Câmara aprovou requerimento solicitando diversas informações que relatam possíveis irregularidades na UTI. As entidades que fizeram uma campanha que arrecadou quase R$ 500 mil para construir a UTI estão preocupadas com a situação.
Afinal, segundo os líderes da campanha, a UTI só foi possível graças a participação da sociedade. Entre as irregularidades citadas estaria falta de medicamentos e falta de profissionais, além de situações administrativas.
O Dr. Sebastião negou esta semana durante reunião com as entidades de Água Boa, qualquer irregularidade na UTI. Afirmou que vai colaborar com a Câmara de Vereadores, repassando todas as informações solicitadas. O novo prazo solicitado vai até quarta-feira próxima (28/04).
==========================
Atualizada dia 20 abril
ÁGUA BOA – Aconteceu agora à noite reunião de lideranças no Sindicato Rural de Água Boa. Em pauta, as denúncias levantadas sobre supostas irregularidades na UTI Covid de Água Boa. O assunto repercutiu em todo Estado. As denúncias foram apresentadas formalmente na Câmara de Vereadores, e também apresentadas ao Ministério Público Estadual.
Estiveram presentes ao encontro as entidades que ajudaram na campanha que arrecadou quase R$ 500 mil no ano passado (Aceab, Sindicato Rural, Aprosoja, Igreja Católica, Estância Bahia, Rotary Club, e outros parceiros).
A sociedade também ajudou na campanha. Os recursos foram investidos na construção do prédio da UTI-Covid e na instalação de equipamentos necessários para atender a grande demanda da região.
Antonio Fernandes ‘Tunico’ de Mello, que foi um dos coordenadores da campanha ano passado, declarou que o projeto passou pela Vigilância Sanitária Estadual e seguiu todas as recomendações técnicas necessárias. Além disso, o governo Federal e o Governo Estadual, além da JBS também fizeram importantes contribuições, cada um na sua esfera.
‘Tunico’ declarou que foi a primeira UTI Covid a ser construída e habilitada para ajudar na pandemia. Ressaltou que o assunto evoluiu de uma forma negativa talvez por precipitação. Ressaltou porém, que com todas as entidades engajadas, é possível resolver as dúvidas para que o serviço siga dentro do modelo adequado.
O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz, a vice Rejane Schneider Garcia, secretários municipais, presidente da Câmara de Vereadores, Luis Cesar de Lara, vereadores, e representantes de diversas entidades se fizeram presentes. Todos demonstraram preocupação com o fato devido à repercussão negativa perante a sociedade local e regional.
O Dr. Mariano declarou que trouxe a nova equipe de Goiânia já que a administração anterior da UTI não tinha um médico intensivista. Agora, a administração da UTI está a cargo do Dr. Sebastião. Explicou que hoje são 14 leitos de UTI disponíveis, mais os leitos de retaguarda, que atendem pacientes de toda a região. A presidente da ACEAB, Thiene Costa, conclamou a todos para se unirem neste momento de crise para que se houver algum problema, ele seja solucionado imediatamente.
O Dr. Sebastião declarou que não existe nenhuma irregularidade sendo cometida na UTI. Explicou que cada paciente é medicado de acordo com seu quadro clínico específico. Ressaltou que está pronto para dar todas as informações solicitadas pelos vereadores que apresentaram o requerimento. Também disse que está pronto para dar todas as informações ao Ministério Público.
Dr. Sebastião afirmou que veio para Água Boa para se estabelecer aqui e ajudar na ampliação do polo regional de saúde que já existe na cidade. Ficou acertado no encontro que o requerimento solicitando informações será entregue neste dia de feriado, para que em 24 horas, o diretor da UTI possa apresentar todas as informações solicitadas.
VEJA AS ENTREVISTAS AQUI -
=========================
Denúncias sobre a UTI Covid: Prefeito Dr. Mariano se manifesta - Veja a entrevista
ÁGUA BOA – Nas últimas horas circularam áudios em redes sociais denunciando supostas irregularidades na UTI Covid do Hospital Regional Paulo Alemão.
Atribuída a alguns vereadores, as denúncias dizem que podem ter sido usados medicamentos inferiores na UTI. Relataram que médicos não capacitados estariam reutilizando material descartável, e que falta uma nutricionista.
Disseram ainda que faltava alimentação e água para os pacientes. Por fim, a denúncia diz que a compra dos medicamentos e insumos utilizados na UTI estava sendo feita pelo CNPJ do Hospital Regional, e não em nome da empresa responsável pela UTI Covid.
O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz concedeu entrevista coletiva esta manhã falando sobre o assunto.
Veja a entrevista: