Empresas e produtores enxergam potencial do Araguaia e FICO amplia transformações da região
Atualizada dia 30 jun 25 ÁGUA BOA - O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) avaliou o recente investimento de empresas e produtores no Araguaia e a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como mais uma alavanca das transformações econômicas e sociais na região. O evento teve apoio da Igreja Boa Semente e organização de Luiz Antônio Pagot e da deputada federal e primeira-dama de Água Boa Juliana Kolankiewicz.
O Deputado do Araguaia fez a avaliação durante o Fórum Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, durante a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na sexta-feira (27/06), em Água Boa. A ferrovia tem previsão de chegar ao município em 2028.
O evento teve presença do vice-governador Otaviano Pivetta e dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, 26 prefeitos da região, ex-prefeitos e cerca de 220 vereadores entre as autoridades.
O vice-governador Otaviano Pivetta diz que um dos indutores para o desenvolvimento da região é Dr Eugênio, que ele chamou de “deputado distrital” do Araguaia. “Obrigado Dr. Eugênio, querido deputado distrital”, disse.
Para depois concluir: “Eu nunca vi o deputado Dr Eugênio ir falar comigo, com o secretário Fábio Garcia e com o governador Mauro e cobrar e reivindicar algo que não fosse para o Araguaia. O investimento de 33% de obras que vem para cá é obrigação do governo, mas é importante ter uma liderança firme como Dr. Eugênio”, descreveu o vice-governador.
A FICO está em construção pela Vale, já no Estado de Mato Grosso, no município de Cocalinho, na divisa com Goiás. O debate sobre o modal ferroviário teve a participação do vice-governador Otaviano Pivetta, os consultores Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística, Luiz Antônio Pagot, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), e do gerente de Regulação Ferroviária da Associação Nacional dia Transportes Terrestres (ANTT).
Impactos da ferrovia
“Estamos mostrando para Mato Grosso e o Brasil com esse fórum as transformações que esse modal ferroviário está trazendo para a região Araguaia. Nós vamos ver o impacto que vai causar aqui na região a chegada da ferrovia”, constatou Dr. Eugênio.
Para o Deputado do Araguaia, está claro na região e entre empreendedores que a FICO mudará historicamente o perfil do modo de vida, do emprego, da renda e da produção do Araguaia. “Vejam que essas empresas elas vêm para a região não é porque gostam do deputado ou do prefeito. Elas fazem análise de mercado extremamente rigorosa. E o resultado disso é que eles enxergaram essa potencialidade de investir aqui na região Araguaia”, disse Dr Eugênio.
O deputado analisa que aqueles que são empreendedores, que têm uma visão diferenciada, estão investindo no momento certo no Araguaia. “Você que quer empreender, venha para o Araguaia. As cidades estão desenvolvendo de forma gigantesca”, comemora. “Quatro usinas de etanol de milho estão sendo instaladas na região. Uma em Água Boa, uma em Canarana, outra em Querência e outra pronta na cidade de Porto Alegre do Norte”, relaciona os investimentos recentes no Araguaia.
Influência da ferrovia no Araguaia
Os técnicos que fizeram exposições no fórum e audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa destacaram os impactos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
Para o consultor em infraestrutura e logística da AMPA, Luiz Antônio Pagot, o modal de logística integrada tem o poder de provocar o chamado efeito arraste de empresas na região onde se instala. “Se tem.uma pera (terminal) ferroviária em Água Boa, a área de influência dela é uma circunferência de 150 Km”, explica. “Você consegue ter um agregado de indústrias, agroindústrias e prestadores de serviços”, exemplifica Pagot sobre a indução ao desenvolvimento do modal ferroviário.
Já o consultor e diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, calcula mais renda aos produtores mato-grossenses. Isso ocorre devido ao menor custo do frete da ferrovia em comparação com frete rodoviário. “A grande preocupação do produtor é que sobre no bolso dele um pouco do que ele paga frete caro. Isso é descontado do produtor. Tudo que acontece do porto até à fazenda é descontado dele”, comparou Edeon.
Terminal ferroviário em Água Boa
O gerente de Regulação Ferroviária da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Fernando Feitosa reforçou que a obra chegará em Água Boa dentro do cronograma previsto em 2028.
“Essa é uma obra prevista com 100% da execução e conclusão. Inclusive se estendendo até Água Boa. Ele justificou a decisão com os investimentos já contratados e pagos e os futuros desembolsos para a construção da ferrovia
Dr Eugênio - O Deputado do Araguaia (Ascom - fotos Diogo Palomares)
================
Atualizada 27 junho 25
ÁGUA BOA - O Seminário Oportunidades de negócios da FICO foi espetacular.
Técnicos fizeram participação na Audiência Pública na tarde desta sexta-feira, abrilhantando com informações o evento.
Rejane Schneider Garcia, presidente da Câmara, Juliana Kolankiewicz, primeira dama, Sebastião Antonio Lopes, secretário de Administração, e os empresários Geraldo Delai, Pedro Zagonel e Maurício Tonhá fizeram uma análise dos trabalhos da tarde.
Um dos atrativos foi a palestra de Luiz Antonio Pagot, expert em ferrovias.
Veja reportagem:
============================================================
Audiência Pública sobre a FICO é o foco dos debates hoje - veja reportagem
Atualizada 27 Junho 25ÁGUA BOA – Acontece nesta quinta-feira (27), durante todo o dia, uma importante audiência pública com o tema Ferrovia de Integração Centro-Oeste – Oportunidades e Negócios. O encontro, convocado pelo deputado estadual Dr. Eugênio, está sendo realizado no auditório da Igreja Boa Semente, reunindo autoridades, empresários e a população local.
A solenidade de abertura contou com as boas-vindas dos anfitriões Dr. Eugênio e Dr. Mariano Kolankiewicz. Entre os presentes estão o senador Jaime Campos, o vice-governador Otaviano Pivetta, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de diversos municípios da região, além de representantes do setor produtivo.
Durante a audiência, foram repassadas informações relevantes sobre o traçado da ferrovia, as perspectivas de desenvolvimento econômico para o Araguaia e as oportunidades de negócios que o projeto pode gerar. O evento reforça a importância da mobilização regional para garantir que a ferrovia seja uma alavanca de crescimento sustentável para o Mato Grosso.
veja reportagem:
==========================================================
Audiência Pública discutirá a FICO e suas oportunidades nesta sexta-feira (27/06)
ÁGUA BOA - O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) convocou uma audiência pública para esta sexta-feira, dia 27/06, em Água Boa. Na ocasião, serão debatidas as oportunidades de negócios com a chegada da ferrovia e preparar cidadãos e empresários do Araguaia sobre o assunto. O evento será das 9 horas às 16 horas, na Igreja Boa Semente, no município.
“O modal ferroviário é extremamente importante para a produção e a logística mato-grossense. A ferrovia vai tornar nossas commodities mais competitivas, e permitir que nossos produtores tenham produtos muito mais rentáveis”, destacou Dr. Eugênio, o Deputado do Araguaia. Essa vantagem competitiva se deve ao fato de a ferrovia ter frete mais barato comparado com outros modais, como o rodoviário. O leilão para a concessão da ferrovia deverá ser realizado pelo Governo Federal no primeiro semestre de 2026.
Durante o dia da audiência em Água Boa será realizado paralelamente ainda o Fórum Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais. A ferrovia quando instalada vai permitir a conexão com a Ferrovia Norte-Sul (Goiás, Tocantins e Maranhão) e com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), com trecho em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Bahia. E vai permitir ainda a competitividade da produção agropecuária de Mato Grosso e da região MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Andamento da obra
A FICO atualmente está com 36% de execução, em andamento no município de Cocalinho (MT), divisa com o Estado de Goiás, no Vale do Araguaia.
Uma base de uma ponte ferroviária está em construção também no rio das Mortes, entre os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré. E cerca de 1.000 funcionários atuam na obra em Cocalinho e seu entorno.
Eixo modal e a FICO
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) liga Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 363 Km. A Vale é a empresa responsável pela construção do trecho.
As obras da ferrovia são executadas como parte da contrapartida da prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas à Vale.
A FICO é parte de um eixo logístico nacional Leste-Oeste de 2.700 Km.
O modal ferroviário liga o Leste brasileiro do Oceano Atlântico ao Centro-Oeste, e atravessa os Estados da Bahia, Goiás e Mato Grosso, desde o porto Sul em Ilhéus (BA) a Lucas do Rio Verde (MT). Esse eixo compreende a FICO e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). A FICO em si é uma fração desse corredor ferroviário, com extensão total de 888 Km, e liga Mara Rosa (GO) a Luca do Rio Verde. Dos quais 363 Km da cidade goiana até Água Boa.
Dr Eugênio - O Deputado do Araguaia (Ascom)