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De novo, a FICO é tema de notícia

ATUALIZADA DIA 27/03/2.017 

VALE DO ARAGUAIA - A Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico), entre Campinorte (GO) e Vilhena (RO) deve ser responsável pela geração de 275 mil empregos. De acordo com a Valec Engenharia, empresa pública responsável pelo empreendimento, serão 91 mil empregos diretos, 43 mil indiretos e 140 mil pelo efeito renda. A previsão de investimento é de R$ 6,1 bilhões.
A assessoria da Valec ainda confirmou, ao Só Notícias, que atualmente a obra está em fase de cumprimento das condicionantes da licença prévia, emitida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em outubro de 2014. A empresa pública fez, este mês, um pedido de supressão vegetal dos locais por onde passarão os trilhos da ferrovia. Ainda não houve resposta do Ibama.
Ainda não há previsão de início das obras. “A VALEC apenas está em processo de atendimento das condicionantes, a fim de cumprir o prazo de validade da Licença Prévia, a fim de obter a Licença de Instalação, licença que autoriza efetivamente a implantação do empreendimento. A previsão da construção depende da definição da política de implantação da infraestrutura de transportes por parte do governo federal”, detalhou a assessoria.
A ferrovia está inserida dentro do traçado da Transcontinental, que deverá ter 4,4 mil quilômetros de extensão, entre o porto do Açu, no litoral do estado do Rio de Janeiro e a localidade de Boqueirão da Esperança (AC), como parte da ligação entre os oceanos Atlântico, no Brasil, e Pacífico, no Peru. Entre Campinorte e Vilhena, com estimados 1,6 mil quilômetros de extensão, essa ferrovia é denominada Ferrovia de Integração do Centro Oeste.
Em Mato Grosso estará a maior parte do traçado da Fico, com trecho de 1,5 mil quilômetros (apenas 116 quilômetros serão em Goiás). Depois de construída, a ferrovia terá capacidade para transportar até 27 milhões de toneladas de grãos, segundo a Valec.
Há articulação política, ainda sem qualquer definição, para formar um “grande” entroncamento em Lucas do Rio Verde, utilizando a Fico, mais a Ferrogrão (Sinop-Pará) e a Vicente Vuolo (conhecida como Ferronorte, que inicia em São Paulo e, atualmente, chega até Rondonópolis, com possibilidade de expansão até Sorriso).

 

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BRASÍLIA – O edital da Ferrovia Centro-Oeste (Fico), trecho ligando Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO), em mais de 800 quilômetros, pode sair ainda este ano. O ministro dos Transportes, César Borges (PR), previu a possibilidade da publicação até agosto. Uma das preocupações é que haja garantia para oferta de propostas. A ferrovia terá 1.065 km de extensão ao todo, mas em Mato Grosso, os trens devem passar por Lucas do Rio Verde, Sorriso, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho.

A ferrovia deve derrubar em 30% os custos com transporte de grãos, madeira, combustível e demais produtos. O setor produtivo mato-grossense cobra o governo para a obra começar o quanto antes. A Fico tinha sido prometida pela presidente Dilma Rousseff em campanha política há 4 anos). Em fevereiro, o Tribunal de Contas da União liberou o  Ministério dos Transportes, através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de continuar o processo licitatório para construir a FICO. Os investimentos podem atingir R$ 6 bilhões.

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