Prefeito recupera cadeira
PRIMAVERA DO LESTE - Três dias depois de ter sido afastado do cargo pela Câmara Municipal de Primavera do Leste, em votação unânime, o prefeito de segundo mandato Getúlio Viana (PR) conseguiu êxito na Justiça e reassume o posto de chefe do Executivo na segunda (26). Sua assessoria jurídica ingressou com mandado de segurança e, nesta sexta, a juíza Ana Paula deferiu o pedido.
Apesar de reconquistar à cadeira, Getúlio enfrentará uma CPI. O vereador Messias di Caprio (PP) é quem conduz as investigações. O prefeito mantem relação conflitante com os parlamentares. Dos 9 vereadores, 7 são da oposição.
O peemedebista Paulo Berch, que já respondia como prefeito em exercício, foi empossado pela Câmara na última terça para comandar o município por 90 dias.
O Legislativo havia aprovado na noite anterior o afastamento do republicano, sob alegação de que este descumprira a Lei Orgânica, ao viajar para o exterior seu autorização. Como os vereadores rejeitaram seus dois pedidos de afastamento do cargo para missão oficial, o prefeito elaborou decreto por conta própria, nomeando o vice para o seu lugar temporariamente. Enquanto Getúlio "sumiu" da cidade, a Câmara convocou uma sessão extraordinária é não só o afastou do cargo como abriu CPI.